Filosofia, perguntado por amandalmmurta, 11 meses atrás

Rousseu é considerado um pensador romântico devido a hipótese genealógica formulada por ele para explicar " o contexto social" e a formação da sociedade. Explique incluindo a ideia que Rousseau tinha sobre o homem primitivo.

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Respondido por elamambretti
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A recomposição da gênese da história humana faz Rousseau defender de forma dedutiva e lógica a tese do homem natural, cujo  viver em nada superava os animais, visto que não havia nele, em atividade, faculdades que lhe permitissem querer e desejar algo  para além da satisfação instintiva, que se limitava à conservação  da vida, que é um dom natural.

Assim, o homem natural vivia  uma vida simplória, mecânica e orientada apenas por órgãos sensitivos. O homem primitivo não dependia do acúmulo de experiências para  se conservar na natureza, posto que, naturalmente, era advertido  pelo prazer sensível sobre o que convém ou não à sua manutenção.

Ou seja, o homem natural era autárquico, pois a natureza lhe concedeu uma condição cuja independência do outro é plena, isto é, em nada precisava de seu semelhante, esta relação não fazia parte da sua vida. Por isso, ele não precisava de casas para se agrupar com o outro; suas necessidades eram supridas em um determinado lugar, na própria natureza; não tinha uma propriedade peculiar a ele à qual se apegasse e estabelecesse como sua.

Entretanto, essa condição mudou devido ao desenvolvimento de  suas disposições internas que alargaram suas ideias e faculdades: através da percepção da sua própria liberdade, o homem pode  deixar a vida segundo a qual ação humana se limitava apenas à parte física, para operar espiritualmente, podendo concordar ou recusar como agente livre.

É a sua vontade que o faz mover-se, assim,  pode agir  quando almeja agir movido por uma vontade livre, porque ele se  move através do movimento espontâneo, cuja causa está no próprio movimento.

A liberdade torna o homem independente da natureza e senhor  de suas ações. A natureza não mais determina o ser físico-espiritual, já que ele passa a ser senhor de  suas ações.

Rousseau coloca a possibilidade de o homem, ao contrário do animal, mudar o curso de sua  vida, o que significa que a condição do homem não é  inflexível, como as leis de natureza e os seres que estão para sempre sob essas leis. Sua condição “flexível”  permite evoluir e se  aprimorar.

Portanto, a perfectibilidade, a faculdade de se aperfeiçoar, associada à liberdade, leva o homem à condição de um ser capaz de se entregar “ao devir", introduzindo artificialidade em sua vida e assim, fazer sua própria história.

Bons estudos!

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