Rousseau era um escritor brilhante já em seu tempo, reverenciado e muito lido. Seus livros vendiam muito bem. Por isso mesmo, teve de sair de Paris, quando começou a ser molestado. Afinal, de um lado agredia o pensamento conservador com seu claro apego à criatividade e imaginação, que deveriam se afastar de qualquer dogma. Por outro lado, ridicularizava o cientificismo inerente ao Iluminismo, desposado pela maioria dos filósofos da época. Este trecho refere-se a Jean-Jacques Rousseau, um pensador do século XVIII. Considere os pressupostos citados e, com base em seus conhecimentos sobre Filosofia, responda: Selecione uma alternativa: a) Embora tenha vivido no ápice do movimento Iluminista, Rousseau criticou o saber puramente científico, racional, típico dos pensadores dessa época e, com isso, demonstrou uma tendência ao Romantismo. B) Rousseau criticava os pensadores do movimento iluminista e não recebeu influências de ninguém dessa época. C) O filósofo defendia o iluminismo pois, para ele, a razão e o cientificismo eram mais importantes que o sentimento humano. D) Rousseau buscava um pensamento baseado na mitologia grega. E) Rousseau criticou os pensadores iluministas, pois eles levam em consideração as emoções em detrimento da razão.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
Alternativa A
Explicação:
A) Embora tenha vivido no ápice do movimento Iluminista, Rousseau criticou o saber puramente científico, racional, típico dos pensadores dessa época e, com isso, demonstrou uma tendência ao Romantismo.
Respondido por
2
Resposta:
Embora tenha vivido no ápice do movimento lluminista, Rousseau criticou a saber puramente científico, e com isso, demonstrou uma tendência ao romantismo
Explicação: corrigindo pelo
Perguntas interessantes
Química,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
ENEM,
6 meses atrás
ENEM,
6 meses atrás
Inglês,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás