– Rousseau critica a ideia política de Thomas Hobbes. Como ele acredita que deva ser o acordo entre os cidadãos e o governante?
Soluções para a tarefa
Boa noite,
Vamos recordar que Rousseau foi um filosofo e pensador do Iluminismo ou Ilustração, que mais tarde deu origem ao Liberalismo, ambos uma filosofia de carácter burguês.
O Iluminismo foi uma ideologia burguesa, onde acreditavam que a razão e a luz era responsável por conduzir o homem a verdade, tendo como princípios básicos:
- racionalismo
- naturalismo
- igualdade perante a lei
- anticlericalismo
Dentre os pensadores do Iluminismo tivemos Rousseau que ao contrario dos outros pensadores, que eram monarquistas liberais, foi um defensor da democracia. Em seu livro O Contrato Social, dizia que o Estado deveria representar a vontade geral da maioria da população, ou seja, da maioria dos cidadãos.
Obs: vamos lembrar que no Iluminismos, eles acreditavam quem quem deveria governar era as pessoas iluminadas ou seja as com mais escolaridades, logo os Burgueses, tendo então uma forma de governo censitária.
Agora Thomas Hobbes foi um filosofo do Antigo Regime. Hobbes foi o autor de Leviatã onde dizia que o Estado absoluto surge de um contrato entre os homens, os quais abriram mão de suas liberdades em troca de segurança para si e para seus bens, onde o direito de rebelião era admitido, caso o governante não garantisse a tranquilidade geral. Sendo assim um filosofo que defendia o absolutismo junto com Maquiavel e Bossuet.
Obs:
Antigo Regime:
- absolutismo: concentração de todos os poderem no rei/monarca/soberano, o qual controlava o estado em questões administrativas, militares, judiciário e burocrático.
- mercantilismo
- sociedade dividia em ordens
Sendo assim, conseguimos concretizar que Rousseau e Hobbes tiram ideias opostas, o primeiro defendendo a Democracia e o segundo o Absolutismo.
Espero ter ajudado, PH.