rousseau afirma que a ordem social não vem da natureza , como então essa ordem se estabeleceria
Soluções para a tarefa
Resposta:
No estado de natureza, afirma Rousseau, o homem tinha uma vida essencialmente animal. A rude existência das florestas fez dele um ser robusto, ágil, com os sentidos aguçados, pouco sujeito às doenças, das quais a maioria nasce da vida civilizada. Sua atividade intelectual nestes tempos era nula: “o homem que medita é um animal depravado”. Assim vivendo, o homem era feliz e suas únicas paixões eram os instintos naturais, facilmente satisfeitos (sede, fome, reprodução sexual, preservação).
É, com efeito, o ponto capital da argumentação de Rousseau: a natureza não destinaria o homem primitivo à vida em sociedade. Durante milhares de séculos talvez, o homem viveu solitário e independente, e este estado era o elemento essencial de sua felicidade ou bem-estar. Portanto, só se distinguiria dos animais por sua maior inteligência, pela consciência de ser livre e não ser submetido a se desenvolver.
Para Rousseau a ordem social não vem da natureza mas foi estabelecida através de um "Contrato Social", quando a liberdade individual se viu ameaçada e então houve a necessidade de se assegurar a justiça social.
Rousseau e a liberdade
Para Rousseau, o homem nos seus primórdios, vivia livre e independente, sem necessidade de vínculos sociais. Não sendo essencialmente bom ou mal, o homem em sua amoralidade vivia em estado de liberdade e felicidade.
A mudança ocorre, para Rousseau, quando liberdades individuais e naturais são ameaçadas, como na ocorrência de propriedade privada, quando desigualdades passam então a existir.
Para tentar criar a justiça e a defesa dos direitos naturais, os homens se uniram de livre vontade em torno de um Contrato Social, que deveria assegurar a vida organizada e socialmente justa. Entretanto, Rousseau considerava também a sociedade civil como a geradora das diferenças sociais.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre Rousseau e o Contrato Social em: brainly.com.br/tarefa/46018548