Português, perguntado por brunnalindoso0, 10 meses atrás

roteiro de entrevista sobre quem é consumidor consciente ou quem é consumista

Soluções para a tarefa

Respondido por vanessamarcelo94
5

Resposta:

Nos dias de hoje em que a mídia está cada vez mais perto das pessoas, o acesso a informação é facilitado, a palavra consumismo é frequente entre jovens, adultos e até crianças. Mas antes de tudo vamos diferenciar o que é consumo e consumismo.

Kely Matos

Nos dias de hoje em que a mídia está cada vez mais perto das pessoas, o acesso a informação é facilitado, a palavra consumismo é frequente entre jovens, adultos e até crianças. Mas antes de tudo vamos diferenciar o que é consumo e consumismo.

Consumo é tudo aquilo que adquirimos para suprir nossas necessidades básicas, como roupas, calçados, comida. O consumismo está associado ao exagero, ao supérfluo, ao desnecessário. Ele pode ser tratado como uma compulsão incessante pela aquisição de um determinado produto ou serviço.

Nessa época do ano em que as lojas mudam suas vitrines e as novidades são expostas, os consumistas buscam o prazer, mas é cada vez mais comum vermos casos de obesidade excessiva, dívidas, infelicidade e menos tempo para o lazer associado ao consumismo. Hoje no chamado mundo globalizado, essa ideia de ter a todo custo para obter felicidade está cada vez mais presente, para os consumistas é algo essencial andar sempre com tênis importado, roupas de grife, jóias, perfumes importados, carros, celulares da moda...

O consumismo afeta também o meio ambiente. O Planeta Terra não conseguirá suprir toda a demanda de matéria-prima e energia que a humanidade está consumindo. É cada vez mais comum a preocupação com o consumo excessivo desses recursos naturais, enquanto a produção de lixo vem aumentando, isso é resultado do alto consumo na vida diária das pessoas.

Esse ato de comprar compulsivamente para sentir-se realizado muitas vezes gera a violência, que é outro aspecto negativo do consumismo. Falta dinheiro para suprir as necessidades de compra, aí entram os roubos, algo que tira a paz da sociedade.

Quando parar para analisar em que perfil você se encaixa no consumidor ou no consumista pense que tendo o essencial para viver é mais do que suficiente. Nesse momento pense também que existem muitos que não têm nem o essencial para a sobrevivência.

Como disse Gandhi. "A terra pode oferecer o suficiente pra satisfazer as necessidades de todos os homens, mas não a ganância de todos os homens".

Explicação:

espero ter ajudado ☺

Perguntas interessantes