Português, perguntado por anelizefriedelpb268o, 11 meses atrás

Roteiro de cinema

A) conceito
B) passo a passo

Soluções para a tarefa

Respondido por Sbrena063
2
a) O roteiro ou argumento ou guião em inglês script (forma reduzida de manuscript - manuscrito), é a forma escrita de qualquer espetáculo audiovisual, escrito por um ou vários profissionais que são chamados de roteiristas (argumentistas ou guionistas).

Passo a passo:

1
Você precisa escrever seu roteiro de forma que ele abranja os aspectos audiovisuais da história. Concentre-se em descrever imagens e sons
2
Leia os roteiros de alguns dos seus filmes favoritos. Encontre roteiros de filmes online e decida o que você gosta (e não gosta) neles. Descubra como a ação é transmitida, o diálogo é escrito e os personagens crescem na trama.
3
Dê vida ao seu conceito. Presumindo que já tenha uma ideia sobre o que quer escrever, esboce todos os detalhes necessários da trama, relacionamentos e traços de personalidade que irão guiar sua história. Quais elementos são mais importantes para o seu conceito? Como seus personagens interagem e por quê? Qual o seu ponto maior? E onde há furos na trama? Escreva notas em relação a estes pontos em qualquer formato que você desejar.
Escrevendo o roteiro

1
Resuma a história. Comece com um fluxo básico da narrativa. Concentre-se no conflito da história; o conflito gera drama.Tenha em mente a duração. Quando estiver em formato de roteiro, cada página é cerca de um minuto de filme. A média de duração de um roteiro de duas horas é de 120 páginas. Os dramas devem ter cerca de 2 horas. Comédias devem ser menores, com cerca de uma hora e meia.Roteiros de iniciantes dificilmente serão selecionados se tiverem muito mais de uma hora e meia. Se a história que precisa contar não puder ser condensada em menos de duas horas de filme, é melhor transformá-la em um romance escrito.

2
Escreva sua história em três atos. Os pilares do roteiro são os Três Atos. Cada ato pode operar independentemente e quando juntos fornecem o arco completo da história.Ato Um: essa é a apresentação da história. Apresente o mundo e os personagens. Defina o tom da história (comédia, ação, romance, etc). Apresente o protagonista e comece a explorar o conflito que vai desenrolar a história. Assim que o protagonista for direcionado ao seu objetivo, o Ato Dois começa. Para os dramas, o Ato Um é normalmente composto de 30 páginas. Para comédias, 24 páginas.Ato Dois: a parte principal da história. O protagonista vai encontrar obstáculos no caminho da resolução do conflito. Sub-tramas são geralmente introduzidas no segundo ato. Por todo o segundo ato, o protagonista deve demonstrar sinais de mudança. Para dramas, o Ato Dois compreende geralmente 60 páginas. Para comédias, 48 páginas.Ato Três: a história alcança sua resolução. O terceiro ato contém a reviravolta da história e termina com o confronto final do objetivo. Pela história já ter sido estabelecida no segundo ato, o terceiro ato é muito mais rápido e condensado. Para dramas, o Ato Três é tipicamente composto de 30 páginas. Para comédias, 24 páginas.

3
Adicione sequências. As sequências são partes da história que operam de certa forma independentemente do conflito principal. Elas têm um começo, um meio e um fim. Uma sequência normal vai durar de 10 a 15 páginas. Uma sequência costuma se focar em um personagem específico.As sequências funcionam com uma tensão separada da história principal e geralmente afetam como a história principal vai se desenrolar.

4
Comece escrevendo cenas. Cenas são os eventos do filme. Elas acontecem em locais específicos e sempre levam a história para frente. Se uma cena não fizer isso, então ela deve ser removida do roteiro. As cenas que não tem propósito irão parecer falhas para o público e irão atrasar a história.

5
Comece a escrever o diálogo. Assim que tiver as cenas, você terá os personagens interagindo. O diálogo pode ser uma das coisas mais difíceis de escrever. Cada personagem precisa ter sua própria voz plausível e distinta.O diálogo realista não é necessariamente um bom diálogo. O diálogo deve estar focado em mover a história para frente e desenvolver os personagens. Você não deve se preocupar em tentar capturar a realidade com o diálogo, porque conversas realistas são geralmente chatas e sem vida.Leia os diálogos em voz alta. Ele parece hesitante, estereotipado ou exagerado? Todos os seus personagens falam da mesma maneira?

6
Jogue fora o peso morto. Agora que todas as suas ideias estão no papel, procure pelos elos fracos, distrações ou qualquer coisa que atrase. A história se desvia em algum ponto? Há detalhes desnecessários ou repetições? Você dá ao público crédito o suficiente? Se tiver muita explicação ou não levar sua história para frente, corte.

Perguntas interessantes