Rosângela está em sua casa e vai visitar sua mãe que mora em outra cidade. durante o trajeto,ela percebeu que a cada hora que passava era percorria 80 km. Rosângela escreve uma função para representar sua posição, em quilômetros, em função de tempo percorrido a cada hora. essa função é.
A) de primeiro grau
B) de segundo grau
C) exponencial
D) logarítmica
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação passo-a-passo:
B
Resposta:
Letra B) Segundo grau
Explicação passo-a-passo:
A função de segundo grau, também chamada de função quadrática ou função polinomial do 2° grau, é escrita como: f(x) = ax² + bx + c. Sendo os coeficientes "a, b e c" números reais e "a" diferente de 0 (zero).
O grau da função é determinado de acordo com o maior expoente que a incógnita x assume. Ou seja, se em uma função a incógnita x não tiver nenhum expoente, ela é classificada como de primeiro grau, mas se ela tiver o número dois como maior expoente, ela é classificada como de segundo grau.
Confira abaixo alguns tipos de funções polinomiais:
• Função de primeiro grau: f(x) = ax + b. Exemplo: f(x) = 2x + 1;
• Função de segundo grau: f(x) = ax² + bx+ c. Exemplo: f(x)= 4x² – 2x;
• Função de terceiro grau: f(x) = ax³ + bx² + cx + d. Exemplo: f(x) 2x³ + x² + 2x + 1;
A função de segundo grau é ordenada de forma decrescente em relação aos seus expoentes. Confira como acontece a organização dela:
• f(x) = bx+ ax² + cx°: os expoentes que acompanham a incógnita x são respectivamente: 1, 2 e 0;
• f(x) = ax² + bx + cxº=0: deve-se organizar de forma decrescente os valores dos expoentes que acompanham as incógnitas;
• f(x) = ax² + bx + c = 0: sabendo que qualquer valor elevado ao expoente 0 (zero) é 1, temos cxº= c, logo 1 = c.