Ronaldo, o polêmico
Sem clube desde o fim do contrato com o Milan da Itália, em junho, o fenômeno Ronaldo está no Brasil há dois meses treinando no Flamengo para tentar recuperar a antiga forma física. O jogador deixou de lado as cervejinhas para se concentrar nos treinos intensos e na dieta rigorosa. Mas em sua festa de aniversário de 32 anos, na semana passada, numa boate carioca, Ronaldo decidiu sair da seca – e não se deu bem. Ficou alegre demais, dançou funk e tentou dirigir bêbado de volta para casa. Impedido pelo cunhado Caio, Ronaldo se irritou, tirou a camisa e partiu para cima do marido da irmã. A turma do “deixa-disso” evitou que os dois se pegassem.
Fonte: Revista Época, 26/09/2008.
Sobre a referenciação textual, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A referenciação se dá quando novas entidades: “o fenômeno Ronaldo”, “jogador”, “Ronaldo” e “cunhado Caio”, “marido da irmã” surgem como diversas formas de introduzir/apresentar e retomar o referente/objeto.
( ) “O fenômeno Ronaldo” inicialmente introduzido por referenciação é retomado e mantido, primeiro, por meio do substantivo “jogador”; segundo, pelo nome “Ronaldo”.
( ) As formas de referenciação não são articuladas para darem um entrelaçamento sistemático entre as partes formadoras do texto.
( ) A opção por esses objetos-de-discurso não foi aleatória, mas, sim, em consonância com as escolhas lexicais do autor para referir-se ao seu objeto e orientar o leitor para um determinado sentido.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é: V – V – F – V.
As afirmativas verdadeiras, segundo Leite; Martins (2013, p. 46), são:
“A referenciação se dá quando novas entidades: “o fenômeno Ronaldo”, “jogador”, “Ronaldo” e “cunhado Caio”, “marido da irmã” surgem como diversas formas de introduzir/apresentar e retomar o referente/objeto.”
“O fenômeno Ronaldo” inicialmente introduzido por referenciação é retomado e mantido, primeiro, por meio do substantivo “jogador”; segundo, pelo nome “Ronaldo”
“A opção por esses objetos-de-discurso não foi aleatória, mas, sim, em consonância com as escolhas lexicais do autor para referir-se ao seu objeto e orientar o leitor para um determinado sentido.”
O correto da afirmativa falsa, segundo Leite; Martins (2013, p. 46), é:
“As formas de referenciação se dão por um entrelaçamento sistemático entre as partes formadoras do texto.”