Romeu e Julieta
Ao atualizar o sentido da mais conhecida história de amor da humanidade, a concepção de Gabriel Villela para o Galpão transpôs a tragédia dos dois jovens apaixonados para o contexto da cultura popular brasileira. Esse conceito sustenta todo o espetáculo, especialmente na figura do narrador, que rege toda a ação com uma linguagem inspirada em Guimarães Rosa e no sertão mineiro.
A montagem da tragédia de Shakespeare foi um marco na carreira do grupo. O encontro com Gabriel Villela significou a ousadia de fazer um clássico na rua. Ao texto original do espetáculo, na clássica tradução de Onestaldo de Pennaforte, juntam-se elementos da cultura popular brasileira e mineira, presente nas serestas e modinhas, nos adereços e figurinos que remetem ao interior profundo do Brasil.
Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2022.
A partir da análise do texto e de seus conhecimentos sobre o teatro renascentista, avalie as afirmações a seguir.
I. Adaptações como as do grupo Galpão podem ser consideradas obras inferiores, uma vez que não prezam pela originalidade do enredo.
II. O espaço físico do teatro elisabetano assegurava a total igualdade entre as classes sociais uma vez que, diferentemente de outros teatros, não possuía lugares selecionados de acordo com a condição financeira do público.
III. Assim como o Grupo Galpão se inspirou na cultura popular, Shakespeare se inspirou em outros textos e poemas para elaborar suas obras que, mesmo, em alguns casos, não sendo totalmente originais, refletiam a genialidade no autor.
IV. A obra Romeu e Julieta, de Shakespeare, cumpre um final trágico no qual os deuses manipulam o destino dos seres humanos, tal qual na tragédia grega.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 3: III, apenas
Explicação:
I. Adaptações como as do grupo Galpão podem ser consideradas obras inferiores, uma vez que não prezam pela originalidade do enredo. INCORRETA
II. O espaço físico do teatro elisabetano assegurava a total igualdade entre as classes sociais uma vez que, diferentemente de outros teatros, não possuía lugares selecionados de acordo com a condição financeira do público. INCORRETA
III. Assim como o Grupo Galpão se inspirou na cultura popular, Shakespeare se inspirou em outros textos e poemas para elaborar suas obras que, mesmo, em alguns casos, não sendo totalmente originais, refletiam a genialidade no autor. CORRETA
IV. A obra Romeu e Julieta, de Shakespeare, cumpre um final trágico no qual os deuses manipulam o destino dos seres humanos, tal qual na tragédia grega. INCORRETA