Português, perguntado por liviasousabrasilliu, 3 meses atrás

Romantismo no Brasil, primeira, segunda e terceira geração. Me ajudem!!

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Respondido por sylasrosa3
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Resposta: Primeira: A primeira geração romântica no Brasil é o período que corresponde de 1836 a 1852, baseada no binômio “Nacionalismo-indianismo”. Seu marco inicial foi a publicação de “Suspiros Poéticos e Saudades” (1836) do escritor Gonçalves de Magalhães (1811-1882).

Segunda:  A segunda geração romântica no Brasil é o período que corresponde de 1853 a 1869. Denominada “Ultrarromântica” ou a Geração “Mal do Século” os principais temas dessa fase são: morte, amor não correspondido, tédio, insatisfação, pessimismo. ... Por isso, essa geração ficou conhecida também por “Geração Byroniana”.

Terceira: A Terceira Geração Romântica no Brasil é o período que corresponde de 1870 a 1880. Conhecida como "Geração Condoreira", uma vez que esteve marcada pela liberdade e uma visão mais ampla, características da ave que habita a Cordilheira dos Andes: Condor.

Explicação:

*RESUMO: A produção literária dos autores brasileiros do Romantismo é subdividida em três gerações. São as chamadas gerações românticas no Brasil. A primeira geração é denominada nacionalista ou indianista. A segunda geração romântica foi batizada de "geração do mal-do-século" e a terceira de "geração condoreira".*

Respondido por ricardosouza8913
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Resposta:Primeira geração romântica

A primeira geração romântica é intitulada “indianista”. Isso porque nela se elege a figura do índio como herói do mito de formação da sociedade brasileira. De fato, uma das principais bandeiras dessa fase é o forte tom nacionalista, que procura refundar a identidade cultural brasileira.

Essa refundação, é bom lembrar, tem total relação com o contexto histórico da época, marcado pela chegada da família real ao Brasil, em 1808, e pela independência do país, em 1822. Os principais autores dessa geração são, na prosa, José de Alencar; na poesia, Gonçalves Dias.

⇒ Principais características:

A figura do índio é construída como a de um herói nacional;

Apresenta forte nacionalismo;

Valoriza a natureza brasileira;

Sofre influência da chegada da família real ao Brasil (1808);

Possui diálogos com o processo de Independência do Brasil (1822).

• Principais autorese obras

Os principais autores da geração indianista e seus respectivos livros que dialogam com as bandeiras dessa fase do Romantismo são:

♦ Gonçalves Dias

Primeiros Cantos (1846)

Segundos Cantos (1848)

Últimos Cantos (1851)

Os Timbiras (1857)

♦ José de Alencar

O Guarani (1857)

Iracema (1865)

Ubirajara (1874)

• Segunda geração romântica

A segunda geração romântica é marcada por um intenso sentimentalismo e uma perspectiva bastante egocêntrica acerca da vida. Em outras palavras, nas obras dessa fase, encontra-se uma exagerada valorização das experiências pessoais – até mesmo algumas consideradas imorais ou grotescas –, e a idealização de sentimentos, como o amor e a tristeza, está muito presente.

Por essa razão, é comum chamar tal geração de ultrarromântica. Álvares de Azevedo é o principal autor do grupo, que conta também com nomes como o de Casimiro de Abreu. Por ser possível perceber referências claras ao estilo de Lord Byron, escritor romântico inglês, a segunda geração romântica também é chamada de byroniana.

⇒ Principais características

Presença de intenso sentimentalismo;

Predominância do egocentrismo;

Tematização do amor, da tristeza e, em alguns casos, do grotesco;

Influência do escritor inglês Lord Byron.

• Principais autores e obras

Os principais autores da segunda geração romântica e suas respectivas obras são:

♦ Álvares de Azevedo

Macário (1852)

Lira dos vinte anos (1853)

Noite na taverna (1855)

♦ Casimiro de Abreu

As primaveras (1859)

• Terceira geração romântica

A terceira geração romântica é conhecida como aquela que aborda temas de cunho social. Nesse sentido, a obra de Castro Alves é considerada o principal expoente dessa vertente, pois, em seus poemas, o autor denuncia a escravidão praticada no Brasil e constrói um forte discurso abolicionista.

Para além disso, é interessante lembrar que a idealização amorosa – ou seja, a presença de um sentimentalismo irrealizável – diminui significativamente nessa geração, que passa a representar o amor enquanto sentimento real, possível e, em muitos casos, já realizado. Outros nomes da fase são geração “condoreira”, “social”, ou “hugoana” (em virtude da influência do escritor francês Victor Hugo).

Acesse também: Conheça a escola literária que negava os preceitos românticos

⇒ Principais características

Presença de forte tom de denúncia social, principalmente, acerca da escravidão;

Afastamento da idealização amorosa praticada pelas outras gerações.

⇒ Principais autores e obras

O principal autor dessa fase e suas principais obras foram, respectivamente:

♦ Castro Alves

Espumas Flutuantes (1870)

Os Escravos (1883)

Explicação:

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