Português, perguntado por Leticia874, 4 meses atrás

Romantismo foi a primeira escola literária mais expressiva no Brasil. Assim como em Portugal, havia ainda um grande apreço pelo passado, com o mito do sebastianismo neste país, por exemplo, que buscava uma figura de herói para tornar novamente o país um grande nome, como foi no século XV e XVI com as Grandes Navegações. O Romantismo nos dois países foi dividido em gerações e apresentava como características importantes - exceto:
*
()A primeira geração do Romantismo tanto em Portugal como no Brasil apresentava como características o nacionalismo (ufanista) e o patriotismo.

()A terceira geração do Romantismo também ficou conhecida como Ultrarromântica ou Byroniana, com apreço por temas relacionados à morte e ao saudosismo da infância passada.

()No Brasil, o nome mais importante, entre diversos autores, é José de Alencar. Esse autor escreveu romances urbanos (Senhora, A Viuvinha etc.), romances regionais (O Gaúcho, O Sertanejo etc.) e romances indianistas (Iracema, O Guarani e Ubirajara). Ele participou das três gerações do Romantismo brasileiro.

()No Brasil, o índio foi idealizado, tornando o herói, com o mito do "bom selvagem", na segunda geração. No entanto, esse herói era apresentado apenas no papel.

()Em Portugal, Camilo Castelo-Branco é um nome reconhecido da segunda geração do Romantismo. Esser autor escreveu "Amor de Perdição", romance parecido com "Romeu e Julieta", enquanto estava preso por causa de um relacionamento com uma senhora casada.

Soluções para a tarefa

Respondido por faguiarsantos
0

A Geração do Romantismo que ficou conhecida como Byroniana ou Ultrarromântica foi a Segunda Geração.

Romantismo

O Romantismo representou um movimento artístico-literário cujas características principais são:

  • Valorização do homem, da suas emoções, da sua forma e da sua individualidade.
  • Idealização do amor e da mulher
  • Destaque para a subjetividade e exacerbação dos sentimentos humanos.
  • Valorização da individualidade.
  • Idealização do homem, da mulher e do herói romântico.
  • Nacionalismo.
  • Fuga da realidade

O romantismo apresentou três fases

  1. Primeira geração do romantismo, também chamada de Indianista ⇒ Nesta fase tivemos um forte nacionalismo, a idealização do índio como herói nacional, valorização da natureza etc.
  2. Segunda fase do romantismo ⇒ Chamada de Ultrarromântica ou Byroniana, caracterizou-se pela exacerbação dos sentimentos, inclusive depressivos, fuga da realidade, egocentrismo etc.
  3. Terceira fase do romantismo ⇒ foi marcada pela crítica social, principalmente com temas voltados ao Abolicionismo.

Saiba mais sobre o Romantismo em,

https://brainly.com.br/tarefa/9248697

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes