Romantismo brasileiro: poesia
De modo geral, é possível afirmar que o período entre 1808 e 1836 foi de preparação
para o Romantismo propriamente dito. Algumas das ideias românticas, especialmente as
que se referem à nacionalidade, estavam gestando. Em 1836, com a fundação, em Paris,
da revista Niterói, o Romantismo brasileiro iniciou-se oficialmente. Essa publicação teve
apenas dois números, mas traçou novo rumo para a poesia brasileira: a busca de
originalidade, por uma identidade própria e por uma contraposição ao movimento anterior,
o Arcadismo.
Como a produção do Romantismo foi bastante extensa, vamos examinar
separadamente a poesia, prosa e o teatro desse período literário. No caso da poesia, uma
das maneiras de estudar esses escritos de modo mais sistemático é dividi-los em gerações
com características temáticas e de estilo semelhantes.
* A primeira geração teve como foco a valorização da pátria pelas imagens da natureza e
do indígena, transformado em herói;
* A segunda geração teve influência marcante do poeta inglês Lord Byron e privilegiou
temas como as relações entre amor e morte, tédio, depressão;
* A terceira geração também tratou do amor, mas voltou-se ainda para a atuação política
mais direta, lutando contra a escravidão e posicionando-se politicamente a favor da
liberdade.
Primeira geração romântica: poesia nacionalista indianista
O marco inicial do Romantismo no Brasil foi o lançamento da revista Nitheroy. Do
grupo responsável pela revista destacou-se o poeta Domingos José Gonçalves de
Magalhães, autor do livro suspiros poéticos e saudades, publicado no mesmo ano do
lançamento da revista, 1838.
A importância de Gonçalves de Magalhães está vinculada diretamente ao seu papel
iniciador do Romantismo em terras brasileiras, uma vez que sua poesia é considerada
apenas mediana.
O poeta mais expressivo dessa primeira geração romântica foi, certamente,
Gonçalves Dias, responsável pela construção da imagem do indígena como uma figura
poética heroica e pela representação da natureza brasileira como exuberante e, ao mesmo
tempo, acolhedora.
Gonçalves Dias: um poeta nacionalista
A poesia de Gonçalves Dias destaca-se pelo uso expressivo do ritmo. Em seus
poemas, a forma e o conteúdo dialogam e constroem sonoridades que deixam marcadas as ideias apresentadas. É o que se vê no poema a seguir, que compõe O canto do guerreiro.
Nele, o ritmo acelerado evoca as qualidades de guerra que o eu lírico busca expressar.
Aqui na floresta
Dos ventos batida,
Façanhas de bravos
Não geram escravos,
Que estimem a vida
Sem guerra e lidar.
- Ouvi-me, Guerreiros.
- Ouvi meu cantar.
RONCARI, Luiz. Literatura brasileira: dos
primeiros cronistas aos últimos românticos.
São Paulo: Edusp, 1995. p. 308.
O trecho revela, além da estreita relação entre forma e conteúdo, o lugar de destaque
que o indígena ocupa na poesia de Goncalves Dias. Em sua obra, o indígena está integrado
a sua tribo, revelam-se os costumes e valores que lhe são próprios, os quais são adaptados
ao sentimento de honra e virtude tipicamente europeu. Nas obras do Romantismo brasileiro
o indígena se comporta como um cavaleiro medieval, mas vem cercado de todo o exotismo
de seu modo de vida – não foi deturpado pelos costumes da civilização, mas se comporta
segundo o código de ética medieval europeu.
1) Classifique as afirmativas em certas ou erradas.
a)( ) O Romantismo no Brasil começou na segunda metade do século XIX.
b)( ) O indianismo foi uma das formas assumidas pelo nacionalismo romântico.
c)( ) Gonçalves de Magalhães foi um dos introdutores das ideias românticas no Brasil.
d)( ) Para o autor romântico, a natureza e a pátria são temas de secundários.
2) Que importância histórica tem a publicação da obra Suspiros poéticos e saudades?
Quem é seu autor?
3) Qual das três gerações é de denúncia social? Justifique sua resposta.
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2): Essa é a obra pioneira do romantismo brasileiro. Ela foi escrita por Gonçalves de Magalhães, e quando se trata da paixão humana e da brevidade da vida, ela se torna um manifesto de introdução ao romantismo brasileiro.
são as únicas que eu sei, desculpa
renatacardoso2:
obrigada
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