Português, perguntado por LucasCorteztds, 11 meses atrás

Romantismo, Ajuda Urgente

1°a poesia romântica é dividida em Três Gerações, disserte sobre cada uma delas


2°faça um pequeno resumo sobre a vida e obra do autor Gonçalves Dias

3°faça um pequeno resumo sobre a vida e obras de Álvares de Azevedo ​

Soluções para a tarefa

Respondido por AuFait
6

1) A primeira geração romântica, também conhecida como geração Indianista, instaurou o índio como o herói brasileiro e apresenta as obras mais nacionalistas. Exemplos de autores: Gonçalves Dias e José de Alencar.

A segunda geração romântica, o Ultrarromantismo, abriga pessimismo e vê a morte como a salvação. Há paixão por temas obscuros e sentimentalismo exacerbado. Mal-do-século é a chave. Exemplos de autores: Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu.

A terceira geração romântica, também conhecida como geração social, tem foco na crítica social. Victor Hugo é uma grande influência aos escritores dessa geração, o mais conhecido deles sendo Castro Alves, o poeta dos escravos, autor de Navio Negreiro.

2) Antônio Gonçalves Dias nasceu em 1823, mestiço e estudante de Direito em Coimbra, onde teve contato com o Romantismo e começou sua formação como poeta. Em Portugal escreve a famosa e patriota Canção do Exílio. Ele é o grande introdutor do Romantismo no Brasil. Num vai-vem entre Portugal e Brasil devido a problemas de saúde (ele ia até a Europa para se tratar), morre em 1864 no navio em que estava. Escreveu muita poesia, como Primeiros cantos (1846) e Segundos cantos (1848), mas também foi dramaturgo com Leonor de Mendonça (1847), por exemplo.

3) Manuel Antônio Álvares de Azevedo nasceu em 1831 e começou a escrever durante a faculdade de Direito, em 1848, mesma época que sintomas de tuberculose começavam a aparecer. Sua doença o fez se obcecar pela morte, algo evidente em seus poemas. Com muita influência de Lord Byron, ele enchia suas obras de melancolia, sarcasmo e grande sentimentalismo. São poucas publicações que Álvares de Azevedo possui, já que sua morte foi em 1852, com apenas 21 anos. Ele escreveu um livro de contos, Noite na Taverna, com personagens desolados e temas macabros.

Perguntas interessantes