Português, perguntado por nemisis, 10 meses atrás

Romance de costumes, Senhora reflete criticamente a sociedade brasileira do Segundo Império, notadamente a urbana. Nessa, o casamento é mais um contrato financeiro que amoroso; o dote, o passaporte para a vida conjugal. Entretanto, o romance de José de Alencar mentem-se fiel aos princípios do Romantismo porque: *



a) demonstra que o dinheiro impossibilita a felicidade conjugal, só alcançada com o empobrecimento de Aurélia e Fernando no desfecho da obra.

b) a ausência de caráter de seus personagens demonstra que o meio determina o comportamento humano.

c) a redenção de Fernando se dá unicamente por sua dedicação ao trabalho como funcionário público.

d) o mau caráter de personagens como o velho Lemos é desmascarado e justamente castigado.

e) seus protagonistas redimem-se das transações vis, recuperando, no final da obra, a dignidade e a pureza comuns aos heróis da escola romântica.​

Soluções para a tarefa

Respondido por raffasiilveira
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O romance de costumes Senhora, escrito por José de Alencar, se mantém fiel aos princípios do romantismo porque os seus personagens acabam por se redimir das transações vis e recuperam, ao final da respectiva obra, os adjetivos comuns a escola romântica, como a dignidade e a pureza, assim como aponta a alternativa E.

O romantismo, por sua vez, nada mais é do que um movimento artístico surgido na Europa no final do século XVIII e se estendeu durante o século XIX como tendo grande influência na produção artística da época.

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Respondido por larissamagrani
6

Os aspectos do Romantismo inseridos nos escritos de José de Alencar são as transformações do caráter das personagens em seus contos (E).

A primeira fase do Romantismo no Brasil foi marcada pela criação do herói nacional na figura do índio brasileiro. Gonçalves de Magalhães é um dos poetas marcados pela fase.

A segunda fase do Romantismo no Brasil é marcada pelo egocentrismo, pela valorização dos sentimentos e pela tristeza vivenciada. Álvares de Azevedo, poeta brasileiro, é um dos seus representantes.

A terceira fase do Romantismo no Brasil possui caráter denúncia à desigualdade social e enfatiza o sofrimento do povo escravo em terras brasileiras, sendo marcada pela figura de Antônio Frederico de Castro Alves.

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