ROMANCE
Às vezes podemos ter a impressão de que sempre existiram romances, desde que existe literatura, mas isso não é verdade. O chamado romance "moderno" começou a ser produzido por volta do século XVIII. No início, era um gênero literário considerado inferior, como, no mundo contemporâneo, as telenovelas já foram, embora hoje tenham grande difusão e se reconheça sua importância como gênero televisual.
Origens do romance
O romance surgiu devido à ascensão da burguesia. No século XVII a epopeia (gênero literário narrativo em versos), destinada a um público aristocrata com vasta formação cultural, começou a perder lugar para o romance, uma forma de narrativa a princípio escrita em versos, numa língua muito mais simples e coloquial que a da epopeia.
Visando ao grande público, o romance apresentava personagens fantásticos e enredos fabulosos e complicados: naufrágios, duelos, raptos, aparições de monstros e de gigantes, etc., como nas novelas de cavalaria, precursores dos romances. O público consumia avidamente esse tipo de romance - há obras que alcançaram dez edições em pouco tempo -, mas ele ainda ia sofrer transformações para amadurecer uma forma própria, parecida com a que conhecemos hoje. O romance em prosa aparece um pouco mais tarde, no final do século XVII.
Compreensão do texto -
1-Qual a comparação feita no texto entre as telenovelas e o romance ?
2-Como, a princípio, eram escritos os romances ?
3-Qual a principal diferença entre o romance e a epopeia ?
4-Qual a principal modificação ocorrida nos romances no final do século XVIII ?
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
1 - No texto, é dito que o romance está presente nas telenovelas, e que o público consumia muito esse tipo de romance.
2- Os romances eram escritos em versos, com linguagem mais simples.
3 - Os romances possuíam uma linguagem mais simples e coloquial do que da epopeia.
4 - No final do século XVII, começaram a aparecer romances em prosa.
Perguntas interessantes