Roma antiga e suas edificações compactas foram a principal inspiração no período românico. Cite 3 caracteristísticas que foram adaptadas de acordo com a necessidade dos fiéis PRECISO NA PROXIMA MEIA HORA
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Arte Românica foi um estilo artístico que surgiu na Europa no século XI e que predominou, principalmente, nas construções de igrejas católicas. O estilo pode ser visto ainda em castelos e mosteiros, além de influenciar as esculturas e outras artes decorativas, como as pinturas e tapeçarias.
O estilo se desenvolveu em um período em que os países da Europa se recuperavam das invasões dos povos bárbaros. Os movimentos artísticos do país não tinham um estilo unificado, sendo a arte românica a primeira em muitos anos a conseguir ter características espalhadas em várias regiões.
Apesar sofrer influências de estilos culturais de outras populações, a arte românica contribuiu para o surgimento de várias técnicas inovadoras, principalmente na arquitetura. O termo passou a ser utilizado em 1820 por Charles de Gerville e Le Provest, mas ganhou força quando o arqueólogo Arcisse de Caumont passou a usá-lo.
Nas obras arquitetônicas desse período, as construções passaram a ter grandes proporções, o que levou os artistas a procurar matérias-primas que acompanhassem esse desenvolvimento. A pedra passou a ser utilizada para levantar as grandes obras, como as catedrais e mosteiros.
A ideia das grandes construções, a exemplo da "fortaleza de Deus", veio acompanhada da onda de fé do cristianismo e, nesse contexto, surgiu a necessidade da transmissão mensagens para fiéis analfabetos. Esculturas, mosaicos, pinturas e outras formas de arte eram utilizadas na propagação das palavras bíblicas.
O estilo durou até o século XIII, quando a arte gótica a substituiu e ganhou força. Mais tarde, no século XIX, surgiu o neorromânico, estilo que buscava recuperar algumas características do estilo de arte românica em construções contemporâneas.