Roger caillois, antropólogo e ensaísta francês, é uma referência importante quando tratamos de jogos. Segundo o autor "um jogo em que fôssemos forçados a participar deixaria imediatamente de ser jogo" (caillois, 1967, p. 26)
Soluções para a tarefa
Podemos definir como correta a: Alternativa 4 (Gratuidade). A gratuidade é um dos entendimentos mais relevantes para que o sujeito possa se entregar por completo ao jogo. Outro componente importante é a lei do jogo, que orienta refletir sobre a vitória sem vaidade e a derrota como contratempo.
Os Jogos de Competição
Os jogos de competição são como um excelente meio para a inserção das crianças em sociedades competitivas e capitalistas, permitindo que elas se constituam na mesma lógica histórica que a sociedade necessita, isto é, são potentes instrumentos de aprendizagem. Os jogos mais conhecidos são:
- Tradicionais: geralmente acontecem durante o cotidiano escolar, são aqueles comuns aos indivíduos, como o jogo com bola, etc.
- Cognitivos: são os que auxiliam no desenvolvimento das capacidades cognitivas das crianças, como por exemplo a memorização nos jogos de memória.
- Recreativos: são os realizados puramente por lazer, como o pique-pega, etc.
- Imaginação: surgem da ludicidade, estimulando a imaginação dos alunos, como mímica.
- Indígenas: representa os jogos dos povos indígenas, como arco e flecha, entre outros.
Complemento da Questão:
(...) CAILLOIS, R. Os jogos e os homens. Lisboa: Cotovia, 1967. Nesse sentido, é correto afirmar sobre o eixo mais importante da obra desse autor:
Alternativa 1: Fenômeno cultural
Alternativa 2: Trabalho
Alternativa 3: Organização
Alternativa 4: Gratuidade
Alternativa 5: Liberdade
Entenda mais sobre os jogos em:
https://brainly.com.br/tarefa/20560718
#SPJ4