Psicologia, perguntado por ronadigo, 4 meses atrás

Roegiers e De Ketele 2004, ao problematizarem o uso de um currículo na perspectiva da integração das aquisições, mostram que o movimento da pedagogia da integração resulta de um grande número de fatores diversos, não somente resultados da pesquisa científica em diferentes disciplinas acadêmicas, como também obstáculos e oportunidades de contexto, ligados ao desenvolvimento socioeconômico. Vamos ao desafio Faça uma pesquisa na base de dados de periódicos do Scielo e examine como certos resultados de pesquisa apontam os limites e as possibilidades de um currículo na perspectiva da integração. Para isso, você deverá
1 Acessar a base de dados de artigos do Scielo no site
2 Colocar como descritor de busca currículo integrado
3 Preencher o formulário a seguir com o que se pede
Título do artigo: Revista Nº Volume: Data de publicação Autor a/es e instituição de vinculação Resumo do artigo Limites apresentados quanto ao currículo na perspectiva da integração Possibilidades apresentadas quanto ao currículo na perspectiva da integração

Soluções para a tarefa

Respondido por devolponi
1

Resposta:

Padrão de resposta esperado

Título do artigo: Ensino médio integrado e juventudes: desafios e projetos de futuro

Revista: Educação & Realidade

Volume: 41

Nº: 1

Data de publicação: jan./mar. 2016

Autores e instituição de vinculação: Celecina Veras Sales está vinculada à Universidade Federal do Ceará (UFC) e Maria Aurilene de Deus Moreira Vasconcelos, à Secretaria de Educação do Estado do Ceará, Fortaleza/CE.

Resumo do artigo: o artigo traz os resultados de pesquisa do estudo dos alunos de uma profissional. Enquanto a escola estudada tem como proposta pedagógica a integração curricular expressa na concepção de formação humana, capaz de formar jovens cidadãos autônomos, a cidade oferece percursos sinuosos e caminhos incertos. As autoras perceberam através de entrevistas narrativas que o currículo inovador da escola tem uma repercussão afirmativa na trajetória desses jovens. O ingresso e a permanência dos jovens no ensino médio transitam entre os desejos de ingressar no ensino superior, entrar no mercado de trabalho e às vezes se perder pelas vicissitudes de suas vidas.

Limites apresentados quanto ao currículo na perspectiva da integração: o acesso a diferentes graus de escolaridade amplia as condições de empregabilidade. Porém, somente isso não garante emprego, pelo simples fato de que, na forma atual de desenvolvimento capitalista, o estabelecimento da relação escola e trabalho subordina a escola ao capital; falta de relação da proposta pedagógica com a comunidade local.

Possibilidades apresentadas quanto ao currículo na perspectiva da integração: laboração em tempo integral e proposta pedagógica específica que contempla em sua formação disciplinas em que os alunos são estimulados a desenhar seus projetos de vida, a elaborar projeções de futuro, a fazer reflexões de suas posturas diante do mundo e a buscar conhecer a realidade em que vivem. A disciplina Projeto de Vida faz parte da sua Matriz Curricular, assim como outras disciplinas que nesta mesma perspectiva integram os componentes curriculares das Escolas Estaduais de Educação Profissional do Ceará, entre elas: Mundo do Trabalho; Formação para Cidadania; Temáticas, Práticas e Vivências; Projetos Interdisciplinares. Além disso, há expectativas sobre o ingresso imediato no mercado de trabalho.

Somente educação nos moldes formais (formação isolada) não garante uma mobilidade vertical ascendente nos tempos atuais, e a integração do Ensino Médio com o profissional aumenta essa possibilidade.

Explicação:

.

Perguntas interessantes