Rodrigo precisa descrever e explicar como a estratégia de logística e da cadeia de suprimentos de sua empresa, que atua no ramo de alimentação, provavelmente vai evoluir à medida que a empresa passar de nenhuma estratégia internacional para uma estratégia global e para uma estratégia transnacional.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A globalização da cadeia de suprimentos pode ser caracterizada utilizando-se quatro estratégias: (1) nenhuma estratégia internacional, (2) estratégia doméstica múltipla, (3) estratégia global e (4) estratégia transnacional. São discutidas a seguir as características e as implicações na cadeia de suprimentos de cada estágio.
(1) A primeira caracteriza as empresas que não têm uma estratégia internacional e descreve as empresas envolvidas apenas em operações domésticas.
(2) A segunda, que é a estratégia doméstica múltipla, caracteriza as empresas que operam em vários países, tendo o país-sede como dominante. Com essa estratégia, as empresas costumam ter cadeias de suprimento distintas e parcialmente autônomas em cada região do globo.
(3) A terceira, sobre operações globais, implica em operações transfronteiriças com alguma customização para o mercado local. Embora normalmente haja uma única sede que coordena as operações globais, as atividades logísticas e da cadeia de suprimento ocorrem em regiões do mundo inteiro. Geralmente, cada região ou país se concentra nas características do mercado regional.
(4) A quarta estratégia, a transnacional, caracteriza as empresas que mantêm operações regionais em todo o globo e utilizam estruturas centrais que aumentam a eficácia das atividades da empresa, além do seu desempenho. Embora geralmente ainda existam operações regionais, diferentes atividades podem se situar em regiões distintas para assegurar uma ampla perspectiva global.