Psicologia, perguntado por Usuário anônimo, 3 meses atrás

Rodrigo é o gestor de uma empresa multinacional e, nos últimos meses, tem enfrentado muitos desafios para atingir as metas cada vez mais altas que a matriz impõe para a sua unidade, o que o tem deixado muito estressado e, por vezes, enraivecido. Quando sente que está prestes a explodir e que poderia agir de forma antiética, esbravejando e xingando a organização, pede licença à equipe de gerentes que coordena e se retira por alguns minutos procurando “esfriar a cabeça”. Quando retoma o equilíbrio emocional, retorna e dá sequência às atividades. A partir da narrativa dessa conduta do gestor Rodrigo e de seus estudos sobre a inteligência emocional, pode-se afirmar que:​​​​​​​

A.  esse gestor está despreparado emocionalmente para o cargo que ocupa, pois não está otimizando o tempo que a empresa lhe paga.

B.  Rodrigo possui a inteligência emocional desenvolvida, pois se antecipa a uma resposta psicofisiológica que teria um efeito ruim em sua gestão.

C.  ajudaria esse gestor na sua gestão conhecer o que trata a inteligência emocional e aplicar em seu cotidiano junto à equipe.

D.  ao agir xingando e esbravejando a empresa, Rodrigo demonstra sua paixão pelo que faz, conquistando a admiração do grupo.

E.  quando se retira do grupo e olha para si próprio, Rodrigo está sendo egoísta e se afasta da empatia que deveria ter. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por mgpc
8

Resposta: B.  Rodrigo possui a inteligência emocional desenvolvida, pois se antecipa a uma resposta psicofisiológica que teria um efeito ruim em sua gestão.

Explicação: Ao perceber os sinais emocionais que começa a sentir, na iminência de perder o controle e produzir uma resposta indesejada, Rodrigo se distancia um pouco, respira e procura acalmar-se; sinais de quem se conhece e sabe como gerenciar suas emoções. Assim, possui um bom nível de inteligência emocional e entende que o seu tempo como gestor deve ser de qualidade com o grupo. Ainda que Rodrigo tenha de fato paixão pela empresa, agir de forma raivosa e descontrolada, além de ser antiético para o cargo que ocupa, poderia afastar os demais membros do grupo. Agindo assim, Rodrigo também exerce a empatia, pois sabe que o efeito de um líder estressado e agindo de forma grosseira para uma equipe é muito ruim.

Respondido por pévermeio
1

Resposta:

Rodrigo possui a inteligência emocional desenvolvida, pois se antecipa a uma resposta psicofisiológica que teria um efeito ruim em sua gestão.

Explicação:

prova corrigida

Perguntas interessantes