Robson é aluno do 1o. período do curso de Pedagogia Licenciatura e, enquanto discente iniciante do curso, obteve informações de que o mesmo forma o profissional para o exercício da docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal/Magistério e para participação e apoio na organização e gestão de sistemas e unidades de ensino, na elaboração de projetos pedagógicos, no planejamento, na execução e avaliação de programas e na produção e difusão do conhecimento, em diversas áreas da educação, tendo a docência como base obrigatória de sua formação e identificação profissional.
Robson, inicialmente, assustou-se e surpreendeu-se, pois não tinha noção da abrangência e das possibilidadesque existiam para essa profissão. Dessa maneira, está ciente de que necessita ter uma formação acadêmica sólida e significativa, que lhe forneça subsídios para atuação nessas áreas.
Diante dessa perspectiva, você, como futuro pedagogo, cite, pelo menos, cinco aspectos fundamentais para a formação de um profissional em Pedagogia.
Soluções para a tarefa
É um importante que um profissional de pedagogia tenha conhecimento de:
- gestão de projetos e de pessoas
- diferentes modalidades de ensino
- políticas públicas educacionais
- dentre outros.
A supervisão de ensino trata-se de uma especialidade do pedagogo, que pode ser obtida por meio de cursos de habilitação, sendo ou não incorporada à licenciatura em pedagogia, ou por meio de especialização.
Alguns aspectos da profissão:
♦ Ação pedagógica que exige conhecimentos específicos na área.
♦ O supervisor pode contribuir para a construção do conhecimento pedagógico, ajudando na compreensão dos fenômenos educativos.
♦ A partir de concepções mais recentes sobre a supervisão escolar, a função do supervisor foi de "meramente técnico-burocrática" para educacional e também integrada aos outros profissionais e demais segmentos da comunidade escolar.
Bons estudos!
Padrão de resposta esperado
1 - Favorecer um amplo e aprofundado conhecimento sobre educação e, também, sobre aspectos específicos da docência e da gestão escolar. Se a docência alcançou o status de base da formação do pedagogo, de acordo com as diretrizes curriculares, ela não pode ser secundarizada no curso.
2 - Ênfase teórica baseada em estudos e maior produção de pesquisas que envolvem a atuação do pedagogo.
3 - Ênfase prática com foco na vivência e atuação do pedagogo, de modo que o estudante exercite suas possibilidades para atuar e aproxime-se da realidade da profissão.
4 - Promover diálogos aprofundados entre a Pedagogia e outras áreas do conhecimento, tais como: Filosofia, Antropologia, Sociologia, Psicologia, História, etc.
5 - Incentivar a importância da formação continuada e do aperfeiçoamento contínuo desse profissional frente às transformações e demandas sociais.
6 - Dentre outros.