História, perguntado por mariane191256, 11 meses atrás

Robespierre legitimou e defendeu que processo dentro da revolucao? quais eram as justificativas para as acoes do estado revolucionário​

Soluções para a tarefa

Respondido por Maldonattoo
5

Resposta:

Explicação:

Robespierre foi uma figura central no processo revolucionário francês e seu rigor o levou a executar os suspeitos de serem anti-revolucionários e ganhou o apelido de "Incorruptível".

Entretanto, levou a cabo importantes mudanças sociais como a abolição da escravidão nas colônias, a elaborar a Constituição Francesa de 1793 ou o estabelecimento do culto ao Ser Supremo, com o objetivo de substituir a religião católica.

Os ânimos estão cada vez mais exaltados, porque certas províncias francesas não reconhecem a autoridade da Convenção Nacional. Para controlar os ânimos, Robespierre concentra cada vez mais o poder em si mesmo e se utiliza da intimidação e de condenações à morte para controlar seus adversários.

Desta maneira, são criados, pelos membros da Convenção Nacional, o Comitê de Salvação Pública e o Tribunal Revolucionário. O objetivo destas instituições era ajudar os membros da Convenção Nacional a implantar medidas defendidas pela Revolução como a igualdade social. O Comitê também estabeleceu a educação pública, universal e laica e hospitais gratuitos.

No entanto, o Comitê acabou se tornou uma espécie de órgão fiscalizador que julgava aqueles que eram considerados moderados ou antirrevolucionários.

Perguntas interessantes