Física, perguntado por isabear, 10 meses atrás

Roberto é um adulto, 40 anos e gosta muito de pedalar. O homem percorre longos trajetos aos fins de semana com amigos e familiares. Certo dia, Roberto resolve realizar uma nova rota, bem mais curta em uma cidade vizinha. A nova rota apresenta apenas 5 quilômetros (Km) e grande sinuosidade, ou seja, em certos momentos o vento fica a favor e em outros fica contra o nosso ciclista. Sabendo disto, calcule a velocidade relativa de cada momento a seguir:
Momento A
Roberto está pedalando a uma velocidade 15 m/s e o vento está a seu favor com velocidade de 7 m/s. Qual a velocidade relativa de Roberto em relação ao vento?
Momento B
No terceiro quilômetro, Roberto está pedalando a uma velocidade de 10 m/s e o vento está contra o ciclista. A velocidade do vento é 2 m/s. Qual a velocidade relativa de Roberto em relação ao vento?
Momento C
Roberto está no final do seu percurso e ligeiramente cansado. O homem pedala a uma velocidade de 8 m/s, enquanto o vento está a seu favor com velocidade de 4 m/s. Qual a velocidade relativa de Roberto em relação ao vento?
Além de apresentar as respostas de cada momento, explique como se calcula a velocidade relativa.

Soluções para a tarefa

Respondido por fabiorafa25
12

Resposta: 1-   8 m/s

2-   12 m/s

3-  4 m/s

Explicação:

A velocidade relativa será dada pela subtração das velocidades, a maior menos a menor. Quando dois móveis estão em sentidos opostos, um em direção ao outro, a velocidade relativa de aproximação será dada pela soma das velocidades de cada um.

Respondido por fujimura22
0

A velocidade relativa no momento A é igual 8 m/s, no momento B é igual 12 m/s e no momento C é igual a 4 m/s.

O que é velocidade relativa?

A velocidade relativa é a velocidade que representa dois corpos em movimento ao mesmo tempo. Quando os corpos possuem velocidades no mesmo sentido, a velocidade relativa é calculada pela subtração da maior velocidade pela menor. E quando os corpos possuem velocidades em sentido oposto, a velocidade relativa é calculada pela adição das velocidades.

A partir disso, são dados os seguintes momentos:

  • Momento A:

Roberto pedala com uma velocidade igual a 15 m/s e o vento tem uma velocidade igual a 7m/s e no mesmo sentido, logo da subtração para cálculo da velocidade relativa:

V_{R}=15-7=8m/s

  • Momento B:

Roberto pedala com uma velocidade igual a 10 m/s e o vento tem uma velocidade igual a 2 m/s e no sentido oposto, logo da adição para cálculo da velocidade relativa:

V_{R}=10+2=12m/s

  • Momento C:

Roberto pedala com uma velocidade igual a 8 m/s e o vento tem uma velocidade igual a 4 m/s e no mesmo sentido, logo da subtração para cálculo da velocidade relativa:

V_{R}=8-4=4m/s

Saiba mais sobre velocidade relativa em:

https://brainly.com.br/tarefa/1740086

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes