Robert Dahl classifica um sistema político como qualquer padrão permanente de relações humanas que implique, de maneira significativa, em poder, governo ou autoridade. Nesse sentido, várias características podem ser atribuídas a esse sistema político, sendo que a alternativa que reproduz corretamente uma dessas características é a alternativa:
Escolha uma:
a. Todos os recursos políticos num sistema são distribuídos igualmente, tendo em vista o princípio fundamental da Constituição Federal 1988 de isonomia e igualdade.
b. O sistema político brasileiro, por exemplo, manifesta a característica de isolamento político, já que em regra nenhum sistema político sofre interferência de outros sistemas externos.
c. É possível afirmar que, de modo geral, os núcleos centrais e líderes em sistemas políticos abraçam e impulsionam um sistema de ideologias, que são utilizadas para justificar suas lideranças, segundo Dahl.
d. A influência política, qual seja a capacidade de provocar efeitos nos institutos políticos de um sistema, é considerada igual entre os sujeitos, independente de habilidades pessoais.
e. A solução de conflitos inerentes a um sistema político independe de qualquer grau de legitimidade do governo, já que num sistema político estatal esse requisito é desnecessário.
Soluções para a tarefa
Resposta:
C
Explicação:
É possível afirmar que, de modo geral, os núcleos centrais e líderes em sistemas políticos abraçam e impulsionam um sistema de ideologias, que são utilizadas para justificar suas lideranças, segundo Dahl.
A alternativa correta sobre a obra do cientista político Robert Dahl e o tema dos sistemas políticos é: "c. É possível afirmar que, de modo geral, os núcleos centrais e líderes em sistemas políticos abraçam e impulsionam um sistema de ideologias, que são utilizadas para justificar suas lideranças, segundo Dahl.".
Para isso, é preciso compreender de que maneira Robert Dahl analisa a questão dos sistemas políticos e da poliarquia.
Robert Dahl, política e poliarquia
O cientista político americano Robert Dahl coloca o tema dos sistemas políticos a partir da centralidade de suas lideranças, sobretudo em como as mesmas se comportam dentro de uma democracia.
Dahl elabora uma tipologia para verificar o grau de democratização de uma nação, estabelecendo as variáveis da participação dos cidadãos e da possibilidade de contestação, onde um país com plena realização de ambos é uma poliarquia.
Para mais sobre Robert Dahl, leia: https://brainly.com.br/tarefa/19180095
#SPJ2