Robbins (2015, p. 102) sugere algumas dicas para que o líder construa relações de confiança com a equipe. São elas: I. Demonstrar fragilidades sempre que possível. É importante para a equipe saber que o líder também tem seus medos. II. Cumprir promessas, ou seja, prometer apenas o que é possível cumprir; manter o canal de comunicação aberto com a equipe. III. Demonstrar imparcialidade. Em situações de conflito, é importante ouvir as pessoas, analisar os fatos de forma imparcial e decidir através de lógica, sempre que possível. IV. Demonstrar indiferença, para não se aproximar demais da equipe, correndo riscos de perder o controle sobre eles. Podemos afirmar que estão corretas: Escolha uma: a. II, III e IV apenas. b. II e III apenas. c. I, II e III apenas. d. I, III e IV apenas. e. Todas as alternativas estão corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
I, II e III apenas (Obs acertei na prova)
Explicação:
*Expresse sentimentos: demonstrar sensibilidade não é fraqueza do líder, pelo
contrário, pode gerar credibilidade e admiração da equipe. Se um líder erra, por
exemplo, ele pode admitir e a partir daí pensar em possíveis soluções. Pode ser
uma oportunidade de mostrar para as pessoas como lidar com erros e como agir
em situações imprevistas
*Seja transparente: procure manter o canal de comunicação aberto com as
pessoas da equipe. Mantenha a equipe informada – isso faz com que se sintam
importantes. Argumente sobre decisões tomadas e passe informações que sejam
relevantes.
*Cumpra suas promessas: só prometa o que pode cumprir. Certique-se de manter a
palavra e os compromissos assumidos. Faça uso de agendas, manuais ou eletrônicas
ou outras ferramentas acessíveis.
Resposta:
Apenas 2 e 3.
Explicação:
Demonstrar fraqueza não é o caminho, mostre soluções em cima dessa fraqueza e faça dessa fraqueza uma força real no dia a dia. Tenha palavra, assim você passa credibilidade e segurança para sua equipe, as vezes não prometer nada ou pouco, é mais eficiente do que prometer tudo aquilo que o colaborador quer ouvir, no fim não cumprir nada, isso desmotiva uma equipe por um todo. Num conflito, seja imparcial sempre, seja justo, deixe a possível amizade que você possa ter externamente com funcionário A ou B de lado, coloque a razão sempre a frente e ouça ambas as partes para melhor acordo para tal conflito. Seja o mais próximo possível da equipe, seja a base de todos, pois colaboradores procuram superiores firmes e fortes, com a solução na ponta da língua e não um superior que murmura e expõe fraquezas a todo momento.
Espero ter ajudado e bons estudos!
II. Cumprir promessas, ou seja, prometer apenas o que é possível cumprir; manter o canal de comunicação aberto com a equipe.
III. Demonstrar imparcialidade. Em situações de conflito, é importante ouvir as pessoas, analisar os fatos de forma imparcial e decidir através de lógica, sempre que possível.