História, perguntado por jhenifer8046, 9 meses atrás

RJ “A escravidão na terra chamada ‘Brasil’ teve início com a invasão portuguesa em 1500. Só no final do século XVIII e início do XIX começa-se a não admitir a escravidão como algo natural. Praticamente trezentos anos se passaram.” MONTENEGRO, Antônio Tomas. Reinventando a liberdade: a abolição da escravatura no Brasil. In: História em documentos. São Paulo: Atual. 1989, p. 6. Entre os acontecimentos que contribuíram de forma decisiva para disseminar a ideia de que a escravidão é inaceitável, podemos destacar: 


a Revolução Francesa, que se inspirou nos princípios da Liberdade, Igualdade e Fraternidade, e a Revolução Industrial, na Inglaterra, que levou à percepção de que o trabalho livre era mais lucrativo do que o escravo;

A Revolução do Porto e a Revolução Farroupilha, que se pautaram em princípios do liberalismo e colocaram como central a questão racial.

A Revolta de Beckman, que foi deflagrada em virtude do alto preço do escravo africano no Maranhão, e a Guerra dos Emboabas, que acirrou as disputas pelas jazidas de ouro e mão-de-obra escrava;

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
3

Resposta correta: a Revolução Francesa, que se inspirou nos princípios da Liberdade, Igualdade e Fraternidade, e a Revolução Industrial, na Inglaterra, que levou à percepção de que o trabalho livre era mais lucrativo do que o escravo.

Explicação: A Revolução do Porto e a Revolução Farroupilha não é porque aconteceram por razões comerciais. A Revolta de Beckman também não pois aconteceu no século XVII e lutavam contra o fim da Companhia de Comércio.

Perguntas interessantes