rizomas, tubérculos e colmos são exemplos de que órgão vegetal?
Soluções para a tarefa
Resposta: Todos os caules que têm o seu desenvolvimento abaixo do solo são chamados de caules subterrâneos. Eles podem ser classificados em três tipos: rizomas, tubérculos e bulbos. Os caules subterrâneos do tipo rizoma acumulam substâncias nutritivas e se desenvolvem próximos à superfície do solo.
Explicação:
Resposta:
A tal "batata" é o nome genérico que costuma-se dar aos órgãos especializados no armazenamento de nutrientes de deteminadas espécies de plantas. Estas plantas apresentam modificações dos seus órgãos, que se especializam no armazenamento de substâncias, na absorção e na sua sustentação para que possam sobreviver sob condições ambientais adversas. Só que estes órgãos especializados distinguem-se entre si de acordo com suas características e recebem o nome de bulbos, cormos, tubérculos e rizomas.
São estas estruturas que permitem às plantas sobreviver em condições adversas como as estações muito frias e secas, para que rebrotem no ano seguinte como novas plantas. As substâncias armazenadas variam de acordo com a espécie. A capacidade destes órgãos especializados em armazenar nutrientes é tanta, que muitos deles são utilizados na alimentação humana, uma vez que são mais ricos em nutrientes que as partes aéreas das plantas. Bons exemplo são a batata, o gengibre, a cebola e o alho.
Tudo funciona mais ou menos assim: terminado o período de condições adversas, as plantas que ficaram reduzidas aos seus órgãos de reserva voltam à sua vida e, por terem armazenado nutrientes, têm a condição de despertar para florescer novamente.
E o que são estes órgãos de reserva? São caules modificados, ou seja, bulbos, cormos, tubérculos e rizomas são todos caules modificados e adaptados para acumular nutrientes.