ritos do cristianismo e
Islamismo
Soluções para a tarefa
Resposta:
Cristianismo é uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, apresentados no Novo Testamento. A religião cristã tem três vertentes principais: o Catolicismo Romano , a Ortodoxia Oriental e o Protestantismo.
É necessário diferenciar rito de ritual. Um rito é como uma lei, que reflete princípios que o justificam, possui elementos históricos e objetivo específico. O ritos dão significado ao ritual.
São tipos e rituais religiosos no cristianismo:
Iniciação ou passagem: batismo cristão, crisma, casamento,
Litúrgicos: cultos, missa, novena, procissões.
Comemorativos ou festivos: Natal, Páscoa, Corpus Christi.
Votos religiosos: a solene investidura e celebração dos votos dos freis, freiras, monjas e monges cristãos.
Mortuários ou funerários: são cerimônias de despedida e homenagem a alguém que falece.
Cura: são rituais que objetivam a cura de enfermidades físicas, mentais e espirituais. Os exorcismos, o benzimento, a unção com óleo, entre outros.
Explicação:
Resposta:
Ritos do Cristianismo: Segue a Bíblia, é Monoteísta, um único Deus, mas que se manifesta em 3 pessoas (trindade). Algumas vertentes prestam reverência a santos e a Virgem Maria. Congregam em comunidade e celebram a Santa Ceia. Acreditam no messias Jesus Cristo, filho de Deus, enviado na terra para redimir os pecados de todos os que nele creem.
Ritos do Islamismo: Segue o Alcorão, único Deus sem manifestações de outras formas. Faz orações viradas para Meca, sua terra sagrada. Não cultuam imagens ou santos. Normas rígidas de alimentação (halal) não ingerem carne de porco, não bebem bebidas alcoólicas. O Profeta Sagrado do Islã é Maomé, responsável por levar a palavra de Deus aos povos.
Explicação:
Tanto no cristianismo quanto no islamismo há vertentes diferentes de manifestação da religião, que apresentam consideráveis divergências entre si. No cristianismo temos católicos, protestantes, ortodoxos, cooptas, entre outros, enquanto no Islamismo temos uma grande separação entre xiitas e sunitas.
Vamos focar no que existe de mais ou menos unidade entre as vertentes