Pedagogia, perguntado por danidanielle1985, 8 meses atrás

RIO – Se profissionais graduados têm encontrado dificuldade de se inserir no mercado de trabalho, o desafio é ainda maior para os que não têm experiência. Por isso, o programa Jovem Aprendiz, voltado para estudantes de 14 a 24 anos e que objetiva conciliar estudo e trabalho, é um caminho citado por especialistas como ideal para aspirantes ao primeiro emprego. O programa mescla teoria e prática. O jovem aprendiz tem que fazer um curso de capacitação — em uma ONG, escola técnica ou sistema S — para aprimorar habilidades na área que atuará na empresa. Ao mesmo tempo, tem a chance de vivenciar o dia a dia da companhia e exercitar o que aprendeu. É fundamental que ele esteja matriculado na escola ou na universidade NOGUEIRA, D.; DEMANI, A. Os primeiros passos no mercado de trabalho. Programa jovem aprendiz é opção para conciliar estudo e emprego. O Globo, 31 jan. 2017. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2017.

Educação e mercado de trabalho são um par quase indissociável nos dias de hoje. Segundo a teoria de Karl Marx, o trabalho é uma condição de existência do homem, e a educação é necessária para garantir o acesso ao conhecimento e criar uma sociedade igualitária. O trecho da reportagem apresenta um programa que associa a entrada no mercado de trabalho com a educação, permitindo concluir que promove integração de jovens à sociedade. A partir disso, selecione a alternativa que melhor relaciona a teoria marxista com esse programa de inclusão:

a) O programa Jovem Aprendiz não pode ser analisado segundo os pressupostos da teoria marxista, pois se refere aos dias de hoje, e a teoria de Marx só pode ser aplicada ao contexto do século XIX. b) Educação e trabalho, segundo a teoria de Karl Marx, não podem ser vinculados, pois ambos são produtores de desigualdade e reprodução social. c) O programa tem boa intenção, porém, por meio de uma análise baseada nos pressupostos da teoria de Marx, ele não contribuiu para a revolução e, por isso, não cumpre o propósito da educação ou do trabalho. d) A objeção ao programa, de acordo com a teoria marxiana, é de que ele se presta aos interesses das classes dominantes. Pela mesma teoria, porém, o programa é mais um sintoma de como a burguesia mune o proletariado com armas para a sua emancipação, pois oferece educação gratuita e trabalho, dois fatores importantes para a mudança social. e) Marx não realizou análises profundas sobre a educação, focando seu trabalho intelectual apenas nas questões relacionadas ao trabalho. Para o autor, o proletariado educado continuaria na mesma situação e as mudanças sociais não são provocadas pela inclusão do proletariado, mas apenas pela sua exclusão.

Soluções para a tarefa

Respondido por 21EstudandoEmCasa
2

Resposta:

Alternativa correta: D

Explicação:

A objeção ao programa, de acordo com a teoria marxiana, é de que ele se presta aos interesses das classes dominantes. Pela mesma teoria, porém, o programa é mais um sintoma de como a burguesia mune o proletariado com armas para a sua emancipação, pois oferece educação gratuita e trabalho, dois fatores importantes para a mudança social

Respondido por NinaPortBarbosa
1

Resposta:

d)

Explicação:

A objeção ao programa, de acordo com a teoria marxiana, é de que ele se presta aos interesses das classes dominantes. Pela mesma teoria, porém, o programa é mais um sintoma de como a burguesia mune o proletariado com armas para a sua emancipação, pois oferece educação gratuita e trabalho, dois fatores importantes para a mudança social.

Perguntas interessantes