"Rio de Janeiro, 1831. Com cerca de 150 mil habitantes, a capital do Império era um grande caldeirão político e social em ebulição. A chamada Revolução de 7 de Abril forçara a abdicação do primeiro imperador e instituíra uma regência trina para governar a nação até a maioridade de Pedro II." (BASILE, Marcello. O Império em construção: projetos de Brasil e ação política na Corte regencial", Rio de Janeiro, PPGHIS-UFRJ, 2004.)
Soluções para a tarefa
A questão está incompleta. Segue abaixo o complemento.
No contexto apontado, a arena política brasileira encontrava-se dividida entre três grupos, que disputavam o poder e os cargos públicos com interesses bastante distintos. Eram eles, respectivamente:
a) unitaristas, maragatos e jacobinos.
b) liberais, militares e conservadores.
c) socialistas, federalistas e anarquistas.
d) liberais moderados, liberais exaltados e caramurus.
e) comerciantes, proprietários de escravos e militares.
A alternativa correta é D.
Com a abdicação de D. Pedro I, houve uma corrida acirrada pela disputa do poder entre as duas principais correntes políticas do país, que eram os liberais exaltados e os liberais moderados. Pelo fato de D. Pedro II ser somente uma criança à época, foi instaurada uma junta provisória de governo.
Na prática, acabou sendo um governo parlamentarista onde aquele com maior influência política entre os aliados, governaria. Inclui-se, além dos liberais moderados e exaltados, os restauradores, conhecidos como caramurus.
Resposta: letra D, Liberais moderados, liberais exaltados e caramurus
Explicação:
atrásModerados: monarquia parlamentarista
Exaltados: república
Caramurus: volta de Dom Pedro I(absolutismo), conhecidos como restauradores também