História, perguntado por Alicedeoliveira3129, 1 ano atrás

Rio Ceará, porque ele se chamava Rio do Picu. Quando eu vim morar aqui, eu trouxe três filhos [...] Depois que chegamos, limpamos um canto na beira do rio, debaixo do manguezal e eu coloquei um pedaço de lona e de papelão para colocar os meninos para dormir em cima. 'Como é que a senhora vai dormir com esses meninos aqui?'. Eu disse: 'Minha senhora, eu sou índia, eu sou filha da natureza, sou filha da mata. Vou dormir aqui com os meus filhos e nada vai me acontecer'. [...] E dormi. Pela manhã, pegamos a foice, fomos tirar pau do mangue e fizemos uma cabana, onde coloquei os meus filhos debaixo. Na continuação, arrumei palha para ir arrodeando ela. Os outros parentes também vieram e começaram a fazer também: 'Raimunda foi para a beira do rio, eu vou também'. E veio um bocado de gente para a beira do rio. Todos os índios Tapeba que moram aqui vieram de lá. O restante dos meus filhos eu tive aqui [...] porque nós fomos expulsos e obrigados a sair da mata, da terra de onde vivíamos, onde eu nasci e me criei, numa cultura, numa tradição junto ao meu povo. Hoje em dia eu tenho esse trauma dentro de mim: ser obrigada a sair de onde eu nasci. Lembro-me de como foi que eu saí expulsa, de lá para cá, ainda bem jovenzinha. Hoje, já estou com 70 anos, mas eu nunca me esqueci disso. [...]// (T E IX E IR A , R aim u n d a R o d rig u e s. E u so u filh a d a m ata e n ad a v a i m e aco n te ce r. D ep o im en to ao M u seu d a P e sso a p u b lica d o em 11 d ez. 2014. D isp o n ív e l em . A c e sso em 9 o u t. 2015)

1. Identifique a fonte do texto.
2. Que informações o texto fornece?
3. Qual a importância do texto para o estudo da história?
4. Segundo o texto, como a história era transmitida na comunidade do povo Tapeba? Em sua opinião, essa forma de transmissão do conhecimento é importante? Justifique.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
158
Olá.




1. O texto faz parte do Museu da Pessoa, que fica situado na cidade de São Paulo, que possui o objetivo de contar a história de diversos indivíduos.

2. O texto fornece informações sobre a história de vida da pajé Raimunda Rodrigues Teixeira, que pertence a comunidade Tapeba, situada no município de Caucaia, no Ceará.

No texto, ela comenta sobre a história da sua vida e de seus filhos, e como foi expulsa do local onde vivia, em que os fazendeiros acreditam que são donos das terras, quando na verdade, eram os próprios índios.

3. O texto é fundamental para conhecermos a verdadeira história dos povos tradicionais, que mesmo depois de tanto tempo, ainda sofrem com o preconceito. Muitos indígenas ainda são mortos por conflitos envolvendo posses de terra. No Brasil, o estado com maior número de indígenas é o Amazonas, e em segundo, o Mato Grosso do Sul.

4. A história era passada de geração para geração, por meio da fala, e por experiências de vida. Essa forma de conhecimento é fundamental para que as pessoas possam conhecer a fundo sobre o modo de vida do povo. Nos dias atuais, com os novos avanços tecnológicos, perdeu-se muito essa forma de comunicação.

Espero ter ajudado. Bons estudos!
Perguntas interessantes