Richard Sennett, sociólogo e historiador norte-americano, alerta para as consequências de um modelo de ensino que coloca o trabalho intelectual acima do manual. Em seu livro: “O artífice” (2009) o autor declara que um carpinteiro é tão artífice quanto um programador de software, uma vez que para ambos os ofícios são necessárias maestria técnica, colaboração e experimentação, além de uma compreensão mental daquilo que se produz.
Leia as afirmativas abaixo:
I) A separação entre saber, pensar e fazer é uma concepção de cultura que começa no mundo do trabalho e influencia todos os aspectos da vida.
II) A concepção aristocrática de que o trabalho manual era próprio dos servos foi uma prática que acompanhou a vinda da família real ao Brasil, impregnou a maneira de pensar do brasileiro ainda na época colonial e, pode-se dizer, permanece até os nossos dias.
III) A separação entre o fazer e o saber fundamenta, na cultura e na arte popular, a maneira como a sociedade divide de um lado as pessoas que executam e de outro as pessoas que pensam e determinam o que deverá ser feito.
Com relação às ideias defendidas por Sennett, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Apenas as afirmativa II e III estão corretas.
b. As afirmativas I, II e III estão corretas.
c. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
d. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Resposta:
Letra B.
Explicação:
Às afirmações I,II e III estão corretas.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Pedagogia,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás