rezados alunos, tudo bem? Sejam bem-vindos ao fórum da disciplina Mecânica Geral. Como vimos, quando uma única força que atua sobre uma partícula P é uma força F dirigida para, ou afastando-se de, um ponto fixo O, diz que essa partícula se move sob a ação de uma força central, e o ponto O é chamado de centro de força. Também vimos que a quantidade de movimento angular de uma partícula que se move sob a ação de uma força central é constante, tanto em intensidade como em direção e sentido, nos dando uma o princípio da conservação da quantidade de movimento angular. Com base no aprendido e em pesquisas complementares, discutam sobre a importância destes conceitos e as suas características para o movimento de uma partícula.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para se ter início de um movimento ou a alteração da direção de uma partícula é necessária uma força externa para mudar o comportamento dessa partícula. Para início dos estudos sobre esse conceito é fundamental a compreensão da primeira lei de Newton. Uma partícula está em equilíbrio quando o seu vetor velocidade é constante. Não esqueça que, para que um vetor seja constante, ele deve ter sempre a mesma direção, o mesmo sentido e o mesmo módulo.
Na natureza vamos encontrar um número muito grande de situações nas quais podemos analisar o vetor velocidade, porém em apenas duas o vetor velocidade será constante: quando a partícula estiver em repouso ou em movimento retilíneo uniforme.
Falando sobre os conceitos de movimento angular, acontece quando a grandeza física, também chamada de Quantidade Momento Angular, não varia, ou seja, permanece constante durante o movimento de rotação de um corpo em torno de um eixo.
Quanto mais próximo à distribuição de massa estiver do eixo de rotação, menor é o seu momento de inércia e, por conseguinte, o corpo ganha mais velocidade angular, pois oferece menor resistência a variação da velocidade de rotação. Este fato está relacionado com a conservação do momento angular.
Explicação passo-a-passo: