rezado aluno (a):
Seja bem-vindo (a) à disciplina de Análise de Crédito, Cobrança e Risco. Vamos iniciar nossa discussão à respeito da relação entre taxa SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) e Inflação.
Observe os gráficos (em anexo) e após identifique a relação entre a tendência da taxa SELIC e a Inflação.
Sua participação é muito importante!
Abraços,
Profa Clévia França
Gráficos Inflação e Taxa Selic.docx (94221 bytes)
Soluções para a tarefa
Tratando-se da relação entre taxa Selic e Inflação o principal é considerar que, por ser usada para controlar a inflação, a Taxa Selic afeta o IPCA. Afinal, a inflação é o aumento dos preços. E, claro, o IPCA reflete essa variação, sendo uma espécie de medidor sobre como este fator está do país.
Diante deste cenário, quando a Selic aumenta, as principais operações financeiras e o acesso ao dinheiro também sentem o impacto, afetando diretamente o preço sobre itens de consumo e básicos, aumentando a inflação.
Inflação
Em economia, os preços dos bens e serviços estão sujeitos a variações. A inflação ocorre quando se verifica um aumento geral dos preços dos bens e serviços, não apenas de artigos específicos.
A forma oficial de medir a inflação é por meio do IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo), índice realizado pelo IBGE. Considerado o indicador mais amplo da evolução dos preços, medindo a inflação no Brasil, tem uma taxa pré-fixada que varia, tornando as mudanças de preços mais sujeitas.
Mensalmente, o IBGE faz o cálculo, observando preços de 430 mil produtos em 30 mil locais de venda. A comparação com os meses anteriores ajuda a entender o percentual de variação naquele período.
Aprenda mais sobre inflação aqui: https://brainly.com.br/tarefa/12920845
#SPJ1