Revolução tecnológica iniciada em meados do século XVIII?
Soluções para a tarefa
Explicação:Se no fim do século XVIII as máquinas a vapor revolucionaram o mundo, agora é a vez da tecnologia cibernética transformar a indústria. O movimento é chamado pelos economistas de 4ª Revolução Industrial e garante mudanças radicais no modo de produzir e consumir.
A tendência é de automatização total das fábricas através da tecnologia robótica e cibernética, com isso setores como Financeiro e Agronegócios já avançam no Brasil. Exemplo claro é o mercado financeiro. Bancos e empresas estão trabalhando cada vez menos dentro de agências e escritórios e estão apostando em espaços digitais.
“A revolução não se limita à evolução dos meios, mas também daquilo que é produzido. O produto ganha qualidade. Além de reduzir custo, a evolução digital tem impacto direto no valor e qualidade do produto”, defende Humberto Pereira, vice-presidente de Engenharia da Embraer.
Outro exemplo, segundo o engenheiro, é a troca do aplique manual de rebites em aeronaves por robôs e máquinas. A medida substitui uma atividade humana que poderia causar falha grave e agrega valor ao produto, justamente por aumentar a segurança.
Por sua capacidade transformadora, o nome do movimento faz referência às três revoluções industriais já conhecidas. A primeira, no fim do século XVIII, substituiu a produção manual pela mecanizada. A segunda, no século seguinte, trouxe a eletricidade, que permitiu a produção em massa. A terceira se deu a partir da chegada da tecnologia da informação e das telecomunicações.