REVOLUÇÃO RUSSA (PARTE II)
Como falamos no último texto, no começo do século XX a Rússia era um país enorme, com economia agrária, e ainda com fortes resquícios feudais. Falamos também do surgimento dos Partidos Socialistas na Europa e na Rússia, e de alguns movimentos que ocorreram na Rússia que contribuíram para o crescimento da crise.
Em 1917, a Rússia estava afundada na crise: a participação do país na I Guerra Mundial agravou muito a situação já complicada vivida pela população russa.
Em fevereiro de 1917 uma manifestação de mulheres ganhou apoio dos demais trabalhadores, e quando as forças militares foram orientadas a reprimir tal manifestação, a polícia se juntou aos manifestantes. Percebendo-se isolado, o Czar desaparece. Imediatamente é instalado um parlamento, composto pela burguesia e chamado de Duma, e os Sovietes, que eram conselhos de trabalhadores.
A Duma, no entanto, não atende a principal reivindicação da população: a retirada da Guerra.
Em Abril de 1917, chegou à Rússia Vladimir Lênin, líder do Partido Bolchevique, que imediatamente lança suas idéias que ficaram conhecidas como “teses de abril” de onde sobressaem 2 palavras de ordem:”Paz, Pão e Terra” defendendo a retirada imediata da Guerra, o fim da carestia e a Reforma Agrária. Outra palavra de ordem defendida por Lênin foi “Todo poder aos Soviets”.
Em outubro de 1917 a Revolução entra numa nova fase: o governo provisório instituído em fevereiro mostra-se insuficiente para atender aos anseios da população, não realiza a retirada da Rússia da Guerra que tanto a castigava e não consegue resolver os problemas sociais que haviam derrubado o Czar. Liderados por Lênin, o Partido Bolchevique toma o poder em 25 de outubro, instituindo assim a primeira Revolução Socialista do mundo.
Já nos primeiros momentos, a Revolução atende aos interesses da população: negocia a saída do exército da guerra, faz a Reforma Agrária, socializa bancos, grandes propriedades agrícolas e grandes fábricas.
A REAÇÃO
Os grandes proprietários de terra e a nobreza fugiram para o exterior, onde conseguiram se organizar e receber armamentos e dinheiro de potências capitalistas. Invadiram a Rússia dando início a uma longa Guerra Civil que só terminaria em 1922, castigando ainda mais a população. O exército comandado pela elite Russa desapropriada era chamado de Exército Branco, já os revolucionários eram chamados de Exército Vermelho.
ECONOMIA
Como vimos, a Rússia tinha uma industrialização muito insuficiente, sendo suas indústrias fruto de investimentos estrangeiros feitos com o objetivo de explorar a mão de obra russa que não tinha nenhum direito trabalhista. Vimos também que 80% da população vivia no campo e a economia era essencialmente agrária.
Os Bolcheviques, liderados por Lênin, instituíram a NEP, um plano econômico que previa uma abertura ao capitalismo, porém com o Estado controlando as áreas prioritárias da economia. O plano foi bem sucedido e a Rússia conseguiu dar um salto na sua industrialização.
URSS
Em 1922, alguns Estados como a Ucrânia e as regiões asiáticas da Rússia que haviam se separado durante a Revolucão e a Guerra Civil se reintegraram à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, formando assim um grande bloco socialista.
Questões:
1) como foi a Reação da Elite desapropriada?
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Invadiram a Rússia dando início a uma longa Guerra Civil que só terminaria em 1922, castigando ainda mais a população.
Perguntas interessantes
Geografia,
5 meses atrás
Ed. Física,
5 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás