REVOLUÇÃO RUSSA parte I
Interpretar realidades histórico-sociais a partir de conhecimentos sobre a economia e as práticas sociais e culturais.
19/05/21 - 3ª série do EM - História - Revolução russa: Parte I
Após fortes divergências ideológicas, ocorridas a partir de 1903, intelectuais e teóricos políticos russos se dividiram em dois grupos: bolcheviques e mencheviques. Durante o ano de 1917, esses dois grupos foram marcantes nos processos revolucionários ocorridos no país.
Respectivamente, uma afinidade e uma divergência entre tais grupos podem ser descritas:
a) Pela defesa do sistema socialista; pela forma de se atingir tal sistema – enquanto bolcheviques o buscavam através de uma revolução de ruptura, os mencheviques acreditavam numa perspectiva gradativa de amadurecimento do capitalismo.
b) Pela defesa da industrialização em moldes capitalistas; enquanto os bolcheviques a queriam com capitais nacionais, os mencheviques eram favoráveis ao capital externo.
c) Pela defesa do sistema socialista; pela forma de se atingir tal sistema – enquanto mencheviques o buscavam através da revolução, os bolcheviques acreditavam numa perspectiva gradativa.
d) Pela defesa da monarquia czarista; enquanto os bolcheviques defendiam um modelo constitucional parlamentar, os mencheviques optavam pela manutenção de uma autocracia.
e) Pela defesa do anarquismo; enquanto os mencheviques acreditavam numa militância pacífica de coletivismo, os bolcheviques pretendiam implementar o anarquismo pela via radical – de destruição da burguesia.
Soluções para a tarefa
Sobre uma afinidade e uma divergência entre mencheviques e bolcheviques é correto a letra a.
Bolcheviques e mencheviques defendiam a implantação do socialismo na Rússia, mas os bolcheviques desejavam que esta implantação fosse imediata, contando com o apoio das massas camponesas e do operariado.
Haveria então o fim da propriedade privada e as riquezas seriam distribuídas à população por meio do Estado, sendo implantado a ditadura do proletariado (tomada do poder pelos trabalhadores através da força).
Para os mencheviques, a Rússia deveria primeiro passar por uma transição como a implantação do capitalismo para depois ser implantado o socialismo.
Haveria então uma revolução da burguesia contra o czarismo, para que o capitalismo pudesse ser implantado e após o seu desenvolvimento haveria a adoção do socialismo, o que seria um longo processo.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/9192170
Baseando-nos na história da revolução Russa podemos afirmar que uma afinidade e uma divergência entre Mencheviques e Bolcheviques está presente na Alternativa A.
a) Pela defesa do sistema socialista; pela forma de se atingir tal sistema – enquanto bolcheviques o buscavam através de uma revolução de ruptura, os mencheviques acreditavam numa perspectiva gradativa de amadurecimento do capitalismo.
Diferenças entre bolcheviques e mencheviques
A diferença central entre as duas facções tinha a ver com sua abordagem ideológica da revolução comunista, já que os bolcheviques eram a favor de uma oposição radical ao czarismo imperial e à democracia burguesa, lançando-se de cabeça no estabelecimento do regime socialista, enquanto os mencheviques mais moderados defendiam a derrubada do czar e o desenvolvimento de uma revolução burguesa que modernizasse a nação russa através do capitalismo, estabelecendo assim as bases industriais necessárias para alcançar o socialismo mais tarde.
Além disso, os bolcheviques tiveram maior apoio do campesinato, a quem prometeram uma nova ordem rural imposta pelo partido único; enquanto os mencheviques mostravam uma preferência pelo urbano, pelo exercício democrático do voto e uma preocupação ética que os impedia de justificar por qualquer meio sua chegada ao socialismo.
Saiba mais sobre a revolução russa em:
https://brainly.com.br/tarefa/1877557