Revolução Russa
1. Onde os czares viviam?
2. Quais eram as reclamações populares sobre o governo czarista russo?
3. Como houve queda no governo czarista?
4. Quais foram as reformas que o Governo Provisório iniciou?
5. Quem fez oposição ao czarismo?
6. Como a Rússia saiu da Primeira Guerra Mundial?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Czarismo foi um sistema político que imperou na Rússia desde 1547 até a Revolução de 1917. Czar era o título que se dava ao Imperador Russo e que, durante esse período, governava de forma absoluta, na qual se confundia com o Estado.
2) As manifestações populares pediam democracia, mais empregos, melhores salários e o fim da monarquia czarista. Em 1917, o governo de Nicolau II foi retirado do poder e assumiria Kerenski (menchevique) como governo provisório
3) Em fevereiro de 1917, uma junção de manifestações, greves e vários atos de insubordinação por parte de camponeses, operários e militares por toda a Rússia provocou a queda do czar e o fim do Império. Esses acontecimentos ficaram conhecidos como Revolução de Fevereiro
4) As primeiras medidas do governo provisório foram: o fechamento do Congresso e do Senado, a suspensão da Constituição de 1891 e a destituição dos antigos presidentes de províncias (governadores). Também foram criados o Ministério da Educação e Saúde, bem como o Ministério do Trabalho, da Indústria e do Comércio.
5) Enquanto se mantinha a política repressiva, a oposição se reforçava: a oposição liberal e constitucional, liderada por Miloukov, representava a ideologia burguesa; a oposição revolucionária dividia-se entre socialistas revolucionários e socialistas democratas (marxistas)
6) O Tratado de Brest-Litovsk foi um tratado de paz assinado entre a Rússia (já governada pelos bolcheviques) e as chamadas Potências Centrais (Alemanha, Áustria-Hungria, Bulgária e Império Otomano). Esse acordo foi assinado em 3 de março de 1918 e oficializou a retirada da Rússia da Primeira Guerra Mundial.