Revolução Puritana, foi marcada por dois eventos: um de caráter simbólico - a decapitação do rei Carlos I - e outro de caráter político - a implantação de uma nova forma de governo.
Explique sobre tais acontecimentos e sua importância para o contexto político do período.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A decapitação do rei Carlos I
Carlos I assumiu o trono após a morte de seu pai Jaime I, em 1625. Em 1628, foi obrigado pelo parlamento a assinar a Petição dos Direitos, em que se via impedido de convocar o exército e criar novas taxas sem a aprovação do parlamento.
O julgamento contra o rei, pelas penas de grave traição e de "outros crimes graves", começou no dia 2 de janeiro de 1649, já que Carlos havia recusado atender a um pedido, alegando que nenhuma corte teria jurisdição sobre um monarca. Carlos I acreditava que sua própria autoridade para governar foi concedida por Deus quando o coroaram e foi ungido.
A decapitação de Carlos I (em 30 de janeiro de 1649) foi a primeira execução de um monarca europeu após uma ordenação e julgamento a mando de um Parlamento, e não por qualquer disputa interna das cortes.
A implantação de uma nova forma de governo
A revolução puritana aconteceu na Inglaterra no século XVII durante a Guerra Civil (1640-1648) onde o rei e o parlamento se enfrentaram. O conflito se iniciou quando o parlamento impôs ao rei Carlos I a petição dos direitos onde dizia que problemas com impostos, prisões, julgamentos e convocações do exército só seriam possíveis com autorização do parlamento. O rei aceitou a imposição, mas não a cumpriu.
As atitudes do rei começaram a formar revoltosos que começaram seus protestos na Escócia quando o rei impôs o anglicanismo aos presbiterianos e aos puritanos.
A principal consequência dessas revoluções foi a consolidação do regime político monárquico parlamentar, colocando fim ao absolutismo na Inglaterra.