revoluçao praieira:quando e onde começou??
Soluções para a tarefa
A Revolução Praieira foi um movimento liberal e federalista que reivindicava o voto universal, a liberdade de imprensa e o fim do poder moderador. Teve início em Pernambuco e seu desenrolar deu-se entre 1848 e 1850. Vale notar que pobres e políticos participaram da revolução.
Um abraço!
Boa tarde!
A revolução praieira (também conhecida como insurreição praieira) ocorreu em Pernambuco, que na época era conhecida como a mais importante província do nordeste brasileiro, esta foi a última revolta de caráter liberal e federalista durante o período imperial brasileiro, Ganhou o nome de " praieira " pois o jornal comandado pelos liberais revoltosos se localiza na rua da Praia (que ainda existe, no bairro de Santo Antônio no Recife) rival na época do jornal ainda existente Diário de Pernambuco.
Em 1848 o senado brasileiro era dominado por senadores do Partido Conservador, os senadores conservadores vetaram a indicação para uma cadeira do senado, do liberal pernambucano Antônio Chinchorro da Gama (os Cavalcanti, que era do partido conservador que regia de forma agressiva e absoluta, se alinharam ao partido liberal, e o a família Rego de Barros, que era oposta aos Cavalcanti, se fez representar pelo partido conservador, porém sempre entravam entre acordos familiares, num desses acordos Francisco de Paula Cavalcanti foi presidente em 1837 e sua sucessão foi por Francisco Rego de Barros em 1840) (os conservadores, conhecidos como gabirus, criaram o Diário de Pernambuco, e os liberais, conhecido como praieiros, criaram o Diário Novo)
Os políticos liberais revoltosos ganharam o apoio de várias camadas da população principalmente dos mais pobres que viviam oprimidos e sofriam com as péssimas condições sociais, os praieiros ainda chegaram a tomar a cidade de Olinda.
A rebelião foi derrotada pelas forças oficiais no começo de 1850. Muitos revoltosos foram mortos durante os combates com as forças oficiais. Os lideres foram presos e julgados (mesmo sendo anistiados no ano seguinte)
um xero,