revolução mexicana e revolução cubana
causas e consequências de cada um:
os grandes representantes desses conflitos
Soluções para a tarefa
Resposta:
revolução mexicana teve início em 1910, estendendo, de acordo com os marcos cronológicos adotados por cada autor, até 1917 ou 1920. ... Já a revolução cubana teve início com uma insurreição em 1953 e completou seu ciclo guerrilheiro com a vitória dos rebeldes em 1º de janeiro de 1959.A Revolução Cubana foi um evento que teve impacto não apenas em Cuba mas em toda a América Latina. Em 1959, o mundo vivia a Guerra Fria, período em que Estados Unidos e União Soviética buscavam ampliar suas zonas de influência.
Quando Fidel Castro anunciou que o novo governo cubano estaria alinhado com os soviéticos, acendeu o sinal vermelho na Casa Branca e mostrou que o perigo comunista estava bem perto do solo norte-americano. Logo após o ocorrido em Cuba, o governo dos Estados Unidos voltou suas atenções para a América Latina, evitando que outros países seguissem o mesmo caminho da ilha caribenha.
principais causas da Revolução Mexicana estão ligadas à exploração capitalista e às injustiças sociais que dela decorreram. Com efeito, a aristocracia rural detinha o controle da produção agrícola (3% da população possuíam as melhores terras do México).