revolução liberal do porto
Soluções para a tarefa
A Revolução Liberal do Porto foi um movimento ocorrido em 1820, na cidade do Porto, em Portugal.
Entre várias reivindicações, os integrantes exigiam a promulgação de uma Constituição e a volta da Corte portuguesa que se encontrava no Brasil.
A Família Real Portuguesa, em 1808, havia se deslocado para sua colônia na América devido às invasões napoleônicas.
Entretanto, o imperador francês já tinha sido derrotado na Batalha de Waterloo e não representava mais nenhuma ameaça aos países europeus.
Durante o Congresso de Viena, os representantes dos governos europeus se recusavam a acatar os pedidos dos embaixadores portugueses. Eles afirmavam que Rei português não teria direito a voz na assembleia porque governava o Reino a partir de uma colônia.
A fim de acalmar os ânimos, Dom João VI, em 1816 eleva o Brasil à categoria de Reino Unido. Juridicamente, o território deixa de ser colônia para fazer parte do Reino, com o mesmo estatuto jurídico que Portugal.
Por outro lado, isso significava que os comerciantes portugueses perderam o monopólio comercial com a colônia. Desta maneira, os nascidos no Brasil, poderiam comercializar com a metrópole de igual maneira.
Olá! É um movimento que você forma em Portugal as cortes revolucionárias no ano de 1820 protagonizado por exércitos, burguesia que pede a D.joão voltar para portugal e assim assine a constituição de caráter liberal que limite os seus poderes.
- Lembrando que essas revoluções liberais reagem a um dos órgãos do Congresso de viena como por exemplo a santa aliança.
Espero ter ajudado. Bons estudos.
Qualquer duvida entre em contato.