Revolução/Industrial
Livro páginas 80 e 01
Responda:
A- Como era a vida dos artesão antes do trabalho nas fábricas?
B- Qual o objetivo das fábricas?
C- qual classe social interessava o aumento da produção e por quê?
D- Explique a divisão do trabalho.
E- como era o trabalho da manufatura?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) Eram precárias as condições de vida e trabalho dos artesãos no início da primeira revolução industrial: as fábricas tinham um ambiente insalubre; o tempo de trabalho chegava a 80 horas semanais; os salários eram bem abaixo do nível de subsistência.
B) Otimizar o tempo, possibilitar a produção em maior escala e, consequentemente, o aumento dos lucros.
C) Burguesia, para que ela levasse a diante seu projeto político de unificação, baseado no incentivo a industrialização e no desenvolvimento comercial.
D) O trabalho executado pelos operários era sistematizado de modo que eles tivessem apenas a função de executar uma tarefa simples, o que reduzia a possibilidade de erro (por causa da superespecialização) e reduzia o nível de conhecimento técnico que era exigido dos trabalhadores, o que massificava a produção e tornava o trabalho não mais uma técnica desenvolvida por anos por um especialista, mas uma tarefa repetitiva e mecânica que poderia ser executada por qualquer um, derrubando o valor dos salários.
E) As manufaturas surgiram durante a Revolução industrial. Eram pequenas oficinas já com produção em série, porém com trabalho praticamente manual. As fábricas ou indústrias tinham porte e mecanização muito maior. Atualmente não existe mais esta distinção, e o termo manufaturado é sinônimo de industrializado