História, perguntado por wiryribeiro, 10 meses atrás

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL


1. Como era a vida dos trabalhadores nas fábricas, e quem fazia parte do quadro de funcionários destas fábricas?

2. Quais algumas das conquistas que os trabalhadores, através dos sindicatos, conseguiram para melhorar suas vidas?



Soluções para a tarefa

Respondido por mariahclaracardoso
12

Resposta:

1. A Revolução Industrial foi um marco para desvalorização do trabalho manual, pois muitos foram substituídos por máquinas, e os que trabalhavam na fábrica, só participavam de determinada fase da produção. O trabalho se tornava algo contínuo, repetitivo, mecanizado, por exemplo, se a função era bater um prego em determinado local do produto, era só isso que se fazia o dia inteiro, na mesma velocidade e ritmo. Muitos não sabiam nem qual era o produto final, e essa função muitas vezes não correspondia ao valor do que ele era capaz de produzir. Mas não haviam opções, o trabalho nas fábricas era o que dominava nas cidades da Inglaterra, e aos artesãos que desejavam continuar seu trabalho manual, não era mais possível, pois não tinham condições de concorrer no mercado com os capitalistas. As relações entre os indivíduos começou a ser controlada pelo mercado, não haviam mais laços e relações comunitárias. A divisão de classes era fundamental para a operação do sistema, ou seja, a classe dos proprietários, e a classe dos proletariados.

2. O imenso valor das Convenções Coletivas, onde por meio de lutas conseguimos garantir diversas conquistas para o trabalhador. Na maioria das vezes, muitas delas acabaram encampadas pelo governo, por causa da sua grandiosidade.

Cito, por exemplo, a licença maternidade. Após alguns anos virou lei federal e toda mulher após ganhar seu bebê tem assegurado a estabilidade. Aliás, quando algum empresário insensível demite uma funcionária grávida, acaba punido pela Justiça do Trabalho. Essa conquista teve a colaboração de companheiros sindicalistas que visualizaram o bem-estar da trabalhadora, foram sensíveis em perceber que é extremamente agressivo a mulher ser obrigada a voltar ao emprego poucos dias após ter dado à luz.

Explicação:

Perguntas interessantes