História, perguntado por Navy123566, 1 ano atrás

Revolução francesa
Resumo?!
Por favorzinho

Soluções para a tarefa

Respondido por notrealityss
61
A Revolução Francesa se trata de uma série de acontecimentos no período de 5 de maio de 1789 e 9 de novembro de 1799, que mudaram o cenário político e social da França.A sociedade civil era dividida entre o clero, a nobreza e a burguesia, essa última, formada por parte da população que pagava impostos. Esse impostos eram altos, e serviam para custear a boa vida da corte, do clero e da nobreza. Esse foi um dos motivos que levaram a população a se revoltar.
A incapacidade do rei no governo também motivou a revolução. Além de levar o país à falência com a péssima administração econômica, ele ainda controlava os tribunais e fazia condenações injustas, de acordo com a sua vontade. Os presos eram levados à fortaleza da Bastilha, que depois foi invadida pela população.
O movimento teve o apoio dos burgueses, que viam a má administração como um empecilho para o desenvolvimento do capitalismo. Vários intelectuais também denunciavam a situação, e buscavam conscientizar as pessoas.

As principais causas da Revolução Francesa foram as seguintes:

A crise financeira sofrida pelo país antes da revolução (uma das principais causas);
Os envolvimentos da França na Guerra de Independência dos Estados Unidos, além da participação e derrota na Guerra dos Sete Anos;
O regime político do país, que era governado pelo absolutismo do rei;
A ascensão da classe burguesa, que desejava mais liberdade em relação ao comércio e o fim dos altos impostos;
O movimento cultural e intelectual iluminista, que buscava a reforma social e o fim dos pensamentos medievais;
Respondido por sarapmart
21
Resumidamente a revolução francesa, A França, em 1789, era um país falido. Os exageros da corte, os gastos excessivos com guerras, a indisposição com a Inglaterra e os privilégios dispensados ao clero e à nobreza, fizeram aumentar a insatisfação da população, com todas essas injustiças a população se revoltou e então contra o rei buscando o fim dos privilégios que o clero e a nobreza tinham, também o movimento teve o apoio dos burgueses e de vários intelectuais. Lembrando que possui três fases, a primeira fortemente marcada pelo convocação da Assembleia dos estados gerais e também pela queda de Bastilha (evento decisivo para o início da revolução). Segunda fase burgueses proclamaram uma república dando o fim à monarquia. Na terceira se iniciou a era napoleônica.
( eu perguntei a mesma coisa e essa foi a resposta de CROUTTT  me respondeu por isso dou o credito a ele )

Perguntas interessantes