revolução francesa: protesto
Soluções para a tarefa
Em 1789, o povo da França deu início à Revolução Francesa. A revolução derrubou o rei e transformou a França numa república, um país governado pelo povo, por meio de seus representantes eleitos. Essa república não durou muito, mas a França nunca voltou à sua forma antiga, desigual e injusta de governo. Além disso, as ideias da Revolução Francesa se espalharam para muitos outros países. “Liberdade, igualdade e fraternidade” ficou conhecido como seu lema. E A marselhesa, o hino nacional da França, nasceu na revolução.
Revolução Francesa
Houve muitos protestos durante a Revolução Francesa. Em 1879, uma multidão marchou até o palácio do rei, em Versalhes, e levou a família real de volta a Paris (a capital francesa), a fim de responder às exigências do povo.
North Wind Picture Archives
Antecedentes
Na década de 1780, vários grupos lutavam por mudanças na sociedade francesa. Um deles era uma nova classe de pessoas ricas das cidades, chamada de burguesia. A burguesia queria mais poder. Enquanto isso, trabalhadores rurais e outras pessoas pobres estavam cansados de trabalhar arduamente para o bem dos nobres, ou grandes proprietários de terras. Muitos se revoltavam por ter de pagar impostos dos quais os nobres estavam isentos. Ao mesmo tempo, filósofos e escritores franceses clamavam por novas formas de sociedade e de governo.
O governo francês estava enfraquecido, pois tinha gastado dinheiro demais em guerras muito caras. A última delas tinha sido a Guerra de Independência dos Estados Unidos, na qual a França tinha ajudado os colonos americanos a derrotar os governantes britânicos. O rei Luís XVI e a rainha Maria Antonieta também gastavam grandes quantidades de dinheiro com seu próprio luxo, enquanto o resto do país passava dificuldades.
A revolução