História, perguntado por LaisSanttos47211, 1 ano atrás

revolução francesa porque aconteceu

Soluções para a tarefa

Respondido por yasminitapedroso97
1

 A revolução francesa. A Revolução Francesa aconteceu na França em 1789 . Com incentivo nas ideias iluministas seu objetivo era eliminar o absolutismo na França e em toda a Europa. ... Antes da Revolução a França foi governada por uma monarquia absoluta sob o controle do rei Luís XVI.

  Muitos fatores levaram à Revolução Francesa. O sistema de governo na época era a monarquia absoluta, que governou o país de forma antiquada, opressora e irresponsável. As classes mais baixas tinham sido oprimidas por muitos anos e, graças a filosofias do iluminismo, impostos injustos, fome e inspiração dos americanos, as classes mais baixas francesas eventualmente se levantaram e derrubaram o governo tirânico da monarquia francesa.

  No período que antecedeu a Revolução Francesa as classes trabalhadoras da França abraçaram os ideais iluministas defendidos por filósofos como Voltaire, Jean Jacques Rousseau, Diderot e Denis. Estes ideais são de liberdade e igualdade para todas as classes. Antes da Revolução a França foi governada por uma monarquia absoluta sob o controle do rei Luís XVI. Graças ao Iluminismo tal sistema de governo passou a ser desprezado. O povo da França preferiu um governo democrático que iria colocar o controle nas mãos de muitos em vez de nas mãos de uns poucos privilegiados.

  Isso posto, podemos citar várias consequências da Revolução Francesa: Fim do feudalismo na França e encaminhamento para o seu fim também em toda a Europa, Fazer valer as liberdades individuais e direitos sociais  e a separação entre os poderes legislativo, executivo e judiciário.

Respondido por camillesaoliveira23
0

Resposta:

Explicação:

A Revolução Francesa foi resultado da crise política, econômica e social que a França enfrentou no final do século XVIII. Essa crise marcou o fim da monarquia absolutista que existia na França há séculos e da antiga ordem de privilégios que constituía o Antigo Regime Francês. Nessa época, a França era governada por Luís XVI, e a sociedade era dividida em classes sociais, conhecidas como Estados:

   Primeiro Estado: clero;

   Segundo Estado: nobreza;

   Terceiro Estado: povo, definição genérica que incorpora o restante da sociedade francesa.

De toda forma, a sociedade francesa era marcada por uma desigualdade extrema, uma vez que nobreza e clero gozavam de privilégios, como a isenção de determinados tributos e o direito de cobrar impostos por suas terras. Essa desigualdade social era a raiz da crise enfrentada pela França no século XVIII.

A França, nesse período, começou a sofrer as consequências de seu atraso econômico em relação às mudanças que estavam acontecendo no mundo em decorrência do avanço do capitalismo. As tentativas de reforma que haviam sido cogitadas na segunda metade do século XVIII fracassaram, porque nobreza e clero impunham forte resistência a qualquer medida que resultasse na perda de seus privilégios.

Perguntas interessantes