História, perguntado por francoestudioso1167, 1 ano atrás

revolução constitucionalista e constituição de 34 causas da revolução e objetivo

Soluções para a tarefa

Respondido por LauraMesóclise
0
 Vamos lá.
 Getúlio Vargas era gaúcho e quebrou o monopólio político mineiro e paulista ao assumir o governo por meio de um golpe de estado em 1930. No entanto, o presidente enfrentou uma feroz oposição destes, em especial dos paulistas, que, em 1932, organizaram uma tentativa de revolta contra o governo, o qual consideravam ilegítimo.
 De certa forma, Vargas realmente já estava se propagando mais no poder do que "prometera", o que faz a primeira fase do seu governo (1930-1934) ser chamada de "Governo Provisório". As principais características deste período são a centralização do poder e a ausência de uma constituição que limitasse os poderes do presidente. Este último fator, em especial, fez com que o estado de São Paulo, centro econômico nacional, se rebelasse em busca de novas eleições e, principalmente, de uma constituição.
 Então, em 1934, Getúlio Vargas promulga uma das principais Constituições do Brasil. Esta estabelecia o voto feminino e diversos direitos trabalhistas que são bases pétreas, até hoje, de nosso conjunto de leis. Com isso, também, Getúlio visava se perpetuar no poder.
 Ele conseguiu, governando o Brasil por 15 anos ininterruptos.  
Perguntas interessantes