História, perguntado por barbosa2769, 8 meses atrás


Revolução Científica e Iluminismo – Atividade



Foi durante a chamada revolução científica do século XVII que pensadores europeus passaram a dividir o conhecimento humano em diferentes áreas. Francis Bacon (1561-1626) promoveu um dos exemplos mais conhecidos nesse sentido ao comparar o conhecimento humano a uma árvore. A força dessa imagem e a influência dessas ideias fizeram com que, no século XVIII, o século das luzes, Diderot e D’Alembert, os editores da famosa Enciclopédia, recorressem a essa metáfora novamente como um modelo para a organização da sua obra. A respeito disso, leia o texto a seguir:





A ÁRVORE DO CONHECIMENTO[1]



No século XVIII a Europa vivenciou uma era de mudanças, a Revolução Industrial despontava em meados do século na Inglaterra, o governo absolutista de Luís XVI, rei da França, entrava em decadência. O povo se rebelava contra o sistema do Antigo Regime, e em meio a esse período conturbado os pensadores iluministas escreviam suas ideias para uma nova era de progresso, justiça, igualdade e paz. Foi no século XVIII que o pensamento europeu chegou ao seu ápice, fato esse que na história tal época para a ciência e a filosofia ficou conhecida como o Século das Luzes, Iluminismo ou Ilustração.

O pensamento ilustrado iluminista se difundiu principalmente entre os franceses, ingleses e alemães, mas suas ideias se espalharam pela Europa e além de suas fronteiras, principalmente nas Américas, possuiu uma forte influência devido a sua visão dos direitos políticos, civis e na constituição de um governo democrático, ideias estas utilizadas nos movimentos de independência das colônias europeias nas Américas.



“[...] os iluministas foram adeptos do ceticismo, do deísmo, do empirismo e do materialismo; opunham-se à tradição, representada sobretudo pela Igreja Católica, e lutaram por uma nova ordem social e política. A democracia e o liberalismo modernos, assim como a renovação industrial, tiveram íntima relação com o iluminismo, e a Revolução Francesa foi sua principal expressão no plano político”. (LAROUSSE, 1998, v. 13, p. 3085).



Nesse caso uma das principais obras que personificou o ideal iluminista em todos os campos em que seus autores trabalharam, fora a célebre Enciclopédia (Encyclopédie). Organizada pelo filósofo, ensaísta e escritor francês Denis Diderot (1713-1784) e o filósofo, matemático e físico francês Jean le Ronde d'Alembert (1717-1783), contou com uma produção cientifica, filosófica, histórica, literária e artística ao longo de 30 anos. Além de Diderot e d'Alembert, alguns dos seus colaboradores foram: Voltaire, Montesquieu, Rousseau, Quesnay, entre outros (LAROUSSE, 1998, v. 9, p. 2091).

A imagem da “árvore do conhecimento”, metáfora utilizada por Francis Bacon (1561-1626) para dividir e organizar o conhecimento humano, também foi utilizada por Diderot e d'Alembert, ao organizarem o saber em três categorias, que perfazem a base da divisão dos assuntos abordados em toda a Enciclopédia. Tal divisão tem como referência a ideia de divisão do conhecimento proposta por Francis Bacon que em seu livro, O progresso do conhecimento (1601), concebe a divisão do saber humano nas seguintes categorias: Memória – História; Razão – Filosofia; Imaginação – Poesia.





Agora, leia o enunciado abaixo e responda ao que se pede:



Do mesmo modo que pensadores iluministas criaram a metáfora da “Árvore do Conhecimento” para dividir e organizar o conhecimento humano, faça o desenho de uma árvore em que você relacione a Revolução Científica do século XVII aos ideais presentes no Iluminismo, a partir do século XVIII. Represente:



a) como as raízes da árvore: os princípios que passaram a orientar a construção do conhecimento a partir da Revolução Científica do século XVII;



b) como o tronco da árvore: a ideia de contrato social defendida pelos pensadores iluministas em oposição ao Estado absolutista;



c) como galhos da árvore: os direitos naturais dos cidadãos propostos pelos pensadores iluministas e que estão presentes na nossa vida até hoje;





d) como você entende a relação que as pessoas estabelecem hoje, no século XXI, com os princípios e ideais iluministas do século XVIII e da revolução científica do século XVII.​

Soluções para a tarefa

Respondido por cassimiro083j
0

Resposta:

a resposta e a (c)

espero te ajudado


barbosa2769: c aonde
Perguntas interessantes