História, perguntado por brainly2015, 1 ano atrás

Revolução Agrícola
3- Destacar o papel da especialização de funções na organização social e política dos grupos humanos ?

Soluções para a tarefa

Respondido por falarodrigo
4
Prezada,

No ambiente anterior à agricultura e à domesticação dos animais, na maior parte dos lugares, a alimentação era incerta e consistia em uma das principais atividades nas quais o dia era despendido.

Havia, ainda, a insegurança quanto ao ataque de animais, bem como de outras tribos.

Tudo isso contribuía para um ambiente em que quase todos tinha de estar ativamente ocupados com a atividade de buscar alimento, resultando em pouco tempo para se dedicar à produção de novas ideias, tecnologias, atividades distintas etc.

Com a agricultura e a pecuária, o número de pessoas que se pode manter em um mesmo lugar aumenta, ao mesmo tempo em que é possível dedicar menos tempo à busca por alimento (afinal, o trigo e outros grãos eram mantidos em locais secos, evitando que germinassem ou estragassem, mantendo suas propriedades nutritivas e germinativas.

Com isso, houve uma série de mudanças causadas por indivíduos que poderiam deixar de praticar a agricultura e a pecuária para se dedicarem a outras atividades, como a produção de roupas, artefatos, joias, novas ferramentas.  Veja, por exemplo, na figura um machado feito de pedra no paleolítico, antes da agricultura, e no neolítico, quando os povos já dominavam essa atividade. Houve mais tempo para o aperfeiçoamento das técnicas.

O aumento do número de pessoas no mesmo lugar resulta na criação das primeiras vilas e cidades, resultando no início de civilizações.

Nesse sentido, eles começam a perceber que algumas terras são mais produtivas que outras  A propriedade privada emerge como resultado da busca e domínio das melhores terras para criação e cultivo. Aumenta a complexidade de diferentes funções, como a de líderes religiosos e políticos.

Nesse sentido,  surge a escrita e a matemática e outras técnicas de lidar com a complexidade das informações nesse novo contexto social, conhecimento que seria dominado por poucos, como no Antigo Egito, haja vista que só os sacerdotes, escribas, altos cargos e membros da realeza sabiam ler e escrever por meio de hieróglifos.

Assim, a especialização passa a ser um elemento de domínio que destacavam determinados grupos dominantes em relação ao conhecimento, demarcando divisões sociais com relação ao resto do povo.

E por milhares de anos foi assim: o conhecimento era reservado a poucos privilegiados na sociedade, em especial resultante do analfabetismo que marcava boa parte das pessoas do povo, permitindo uma maior manipulação por parte do governantes. Nas diferentes sociedades, os líderes religiosos, militares, econômicos, e políticos tendiam a se aliar para legitimar e manter o poder que detinham, mesmo quando os governados eram submetidos a duas penas.

Essa situação só muda um pouco com o Iluminismo e a Revolução Francesa.

Sugiro que veja, para complementar essa explicação quanto ao modo como a população era tratada, o vídeo " DOCUMENTÁRIO - Revolução Francesa-History Channel ", encontrado facilmente no you..tube.

Bons estudos!
Anexos:

brainly2015: Muito obrigada, mim ajudou muito .
falarodrigo: Por nada. Bom aprendizado! ^^
Perguntas interessantes